Quais são os tipos de amarelinha?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Geralmente a amarelinha caracol envolve dois ou mais participantes e o objetivo é ver quem chega primeiro ao interior. Outra modalidade de amarelinha, bem original, é a em forma de Y, onde três jogadores possuem seus próprios caminhos até o “céu”.

Ainda, por sua estrutura, ele não utiliza pedrinha ou o espaço demarcado como “céu” na amarelinha tradicional. É importante pontuar também que a amarelinha africana apresenta uma ampla gama de variações para o brincar.

A expressão vem do nome que os franceses davam ao jogo: jeu de marelle. Jeu significa jogo e a tal marelle é a pedrinha lançada pelas crianças. Ao ouvir essas palavras, as pessoas que falavam português achavam que o nome do jogo era Amarela e, mais tarde, passaram a chamar o jogo de Amarelinha.

Em Espanha a brincadeira é chamada: cuadrillo, infernáculo, reina mora, pata coja ou rayuele. Nos Estados Unidos e na Inglaterra é hopscotch. Em França, por fim, é marelle, denominação que deu origem a amarelinha, marelinha e maré no Brasil.

A amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com um pouco de espaço livre. E uma curiosidade: em algumas regiões do Brasil, a brincadeira recebe o nome de academia, maré, sapata ou avião.

A ludicidade também pode ser trabalhada nos Anos Iniciais do Fundamental. Dama, xadrez, jogo da memória, jogos de trilha, jogos com baralho, dominó e pega varetas são alguns exemplos desse tipo de jogos. No entanto, não basta transformar tudo em jogo e encarar a atividade como dada e encerrada.

Esse jogo infantil é bem antigo e, por isso, acredita-se que foi inventado por romanos, já que existem gravuras que mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore em vias da Roma Antiga. No entanto, as primeiras referências que têm registro confirmado do passatempo são do século 17.

Vamos às regras: Ninguém pode pisar fora do quadrado; a pedrinha precisa ficar dentro da marcação e do número correto; só pode colocar um pé em cada quadrado, quando for um quadrado pule de um pé só e quando tiver dois é um pé em cada; não pode pisar no quadrado que estiver com a pedra; deve recolher a pedra na volta.

A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças. A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

A amarelinha e as crianças
Idade recomendada: a partir dos 4 anos. Onde brincar: pátio, calçadas, na praia (na areia molhada), nas praças ou quadras de esporte. Quantos participantes: mais de 1. Material necessário: giz ou varinha (na areia), além de um marcador (se pode usar pedras, casca de banana seca, etc.).

a·ma·re·lo |é| 1. A cor que no espectro solar está entre o verde e o alaranjado.

Hopscotch ou amarelinha é uma das brincadeiras mais tradicionais da infância.

3- Amarelinha em Caracol
Como brincar A diversão já começa na hora de desenhar no chão a amarelinha em forma de caracol. Em seguida, as crianças se posicionam em fila. A primeira joga uma pedrinha no espaço marcado com o número um.