Quais são os tipos de alho poró?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

Quando o assunto é o alho-francês, as variedades se dividem em alho-poró de inverno ou de verão na Europa. O de verão é plantado para uma colheita rápida, enquanto o de inverno geralmente é colhido na primavera seguinte ao ano do seu plantio.

Ele é um vegetal que pertence à mesma família do alho e da cebola e pode ser consumido cru ou cozido.

O Alho Poró é uma herbácea de cultura bienal e pouco calórica. Também chamado de alho-porro ou alho-porró. É uma planta bienal apesar de, geralmente, cultivada como uma planta anual. Cresce melhor em clima ameno, com temperaturas variando entre 13°C e 24°C.

A parte branca do alho-poró possui um sabor mais suave e, por isso, é mais utilizada nas cozinhas da França e do Japão. Já as folhas verdes são mais utilizadas para fazer sopas. Ele é rico em vitamina C, minerais, cálcio e fibras e tem apenas 15 calorias.

O Alho Roxo Especial Orgânico Taeq é uma das melhores opções para consumir no dia a dia e aproveitar todos os benefícios do alho. Os alimentos orgânicos são mais saudáveis, já que, na produção orgânica não é feita a utilização de produtos químicos e agrotóxicos.

Mas a melhor forma de consumir o alho é amassado, para potencializar as propriedades do alimento.

Neste quesito, o nacional sai na frente. "O alho roxo possui maiores quantidades de compostos organossulfurados, que são responsáveis por diversas propriedades medicinais do alimento.

A parte branca é geralmente a mais utilizada nas receitas, por ser menos fibrosa, mas as folhas verde-escuras também podem ser aproveitadas, especialmente para dar sabor a caldos e sopas.

E a palavra aqui é versatilidade! Ele ajuda a aromatizar caldos, sopas e cozidos. Já a parte branca vai bem em saladas, recheio de torta e até incrementa um belo risoto. Como ter um leve ardididinho, casa perfeitamente com ingredientes neutros como queijos, ovo e batata.

Posso congelar? Sim, você pode congelar o alho-poró cru ou cozido, por até 10 meses.

Além disso, o alho poró é rico em potássio. O consumo regular deste composto é comprovadamente eficaz na redução da pressão arterial elevada.

As folhas são duras e fibrosas, mas cheias de sabor. Por isso costumam ser usadas no bouquet garni (aquele amarradinho de ervas que perfumam molhos, caldos e outras preparações). Elas emprestam seu perfume ao preparo, mas depois disso saem de cena (quando usadas inteiras, devem ser descartadas depois do cozimento).

Vegetais sem amido
Além disso, ajudam a manter o nível de glicose equilibrado, por ter baixo índice glicêmico, sendo uma boa pedida para quem tem diabetes. Por exemplo, podemos incluir nessa lista: brócolis, couve-flor, folhas verdes, pimenta, cebola, alho-poró, vagem, pepino.

O alho deve ser colhido quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas. Nesta fase, os bulbos encontram-se fisiologicamente maduros e não haverá prejuízos à conservação dos mesmos após a colheita.

O alho-poró é uma planta que se adapta melhor ao clima ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C, por isso, é indicado para o plantio nas regiões Sul e Sudeste e entre os meses de fevereiro e julho. Ele pode ser cultivado em clima mais quente, basta que o solo seja mantido bem úmido.

O ciclo de desenvolvimento do alho-poró dura em média sete meses.

As raízes vão para o lixo, as folhas você pode usar para dar sabor à caldos e sopas e a parte branca é o que se usa na maioria dos pratos, geralmente cortada em anéis, assim: Confira aqui a receita de filé suíno com molho de alho-poró.