Quais são os tipos de aipo?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

As variedades mais importantes de aipo são: “Gigante de Páscoa”, planta de pecíolos largos, pesados (500 g) e folhagem verde-escura; “Utah”, planta mais leve (350 g) e de folhagem verde, e “Cheio Dourado”, planta alta, com folhas verde-amareladas e peso mediano (400 g).

Aipo | Tempero e alimento. O aipo, também conhecido como salsão, é uma hortaliça originária da Região Mediterrânea e pertence à família Apiácea, a mesma da salsa, da cenoura e da mandioquinha-salsa.

O aipo é rico em vitamina K, que possui poderosas propriedades anti-inflamatórias, ajudando a prevenir problemas como gota e artrite, doenças que inflam as articulações do corpo. Esse nutriente também auxilia na fixação de cálcio no organismo, algo importante para prevenir a osteopenia —os nossos ossos agradecem!

O salsão, aipo ou salsa em ponto grande (Apium graveolens) é uma planta aromática comestível da família das apiáceas.

Os talos e as folhas passam todo o sabor para as sopas, cozidos ou ensopados. Se for preparar caldo caseiro, nem precisa se preocupar com o corte. Refogado: quando refogado, o salsão pode servir como base de sabor a receitas como arroz, molho à bolonhesa, ragu, risoto ou feijão.

Além de fortalecer o sistema imunológico, o aipo também ajuda na coagulação sanguínea e contribui para a saúde dos ossos. Tudo isso sendo bem pouco calórico – são apenas 19 calorias a cada 100 gramas do vegetal.

O SALSÃO também é conhecido como AIPO. Ele recebe esse nome porque suas folhas são parecidas com as folhas da salsinha e esse detalhe ajuda bastante na hora de diferenciar com o alho-poró. Ele possui muita água e flavonoides, além de vitaminas B e C e minerais como potássio, cálcio, ferro e fósforo.

O aipo pode ser consumido em saladas, sopas, dentre outras culinárias para combater a hipertensão e crises de enxaqueca, além de controlar o colesterol. Rico em potássio, o aipo, é considerado um excelente alimento para atletas, sobretudo para os hipertensos.

O aipo é um vegetal muito versátil, podendo ser consumido cru, cozido no vapor ou no forno, e ser incluído em diferentes receitas como molhos, sopas, saladas, cremes, ou em forma de palito como snacks com queijo branco e ervas. Além disso, também pode ser utilizado para preparar sucos, vitaminas ou chás.

Sabor: o talo tem textura crocante , um pouco de sabor a anís, enquanto as folhas tem um sabor muito intenso e amargo, porém agradável.

O aipo, também conhecido como salsão, é um item essencial para quem deseja perder peso. Segundo estudo do Hospital da Universidade de Coventry e da Universidade de Warwick, o vegetal possui 'calorias negativas', o que faz com que o corpo gaste mais energia do que a contida no alimento após consumi-lo.

O aipo pode ser consumido inteiro porque tanto suas folhas como os talos e a raiz são comestíveis, tendo sabor apimentado.

A profissional ainda indica que o melhor horário para tomar a bebida é na parte da manhã, pois ajuda no processo de emagrecimento. – O ideal é consumir os dois. O suco pela manhã (pode ser consumido uma vez por dia) e o aipo cru em receitas de almoço e jantar, como salada de batata e legumes cozidos – finaliza Ragasso.

Também conhecido pelos nomes de aipo ou salsão selvagem, o salsão é uma erva bastante aromática de origem Europeia.

A parte do aipo mais utilizada no Brasil é o talo.
As folhas possuem o mesmo sabor do talo, mas são mais suaves. Elas são as preferidas na hora de temperar carnes, aves e peixes, na salada e em sopas. Talos de aipo são excelentes acompanhamentos para a sua porção de chicken wings apimentadas!

Todas as partes do aipo podem ser consumidas: as folhas são muito usadas como especiaria, o talo nas saladas e a raiz, em sopas e caldos.

O aipo deteriora-se com facilidade. Mantenha-o em geladeira em sacos de plástico por até duas semanas. Somente armazene depois de eliminar as folhas e talos murchos ou escuros. Embale separadamente as folhas e os talos, pois os talos conservam-se por mais tempo.

Comer o salsão cru e inteiro ajuda a reduzir a pressão alta e atua como um tônico protetor para o fígado.