Quais são os tipos de acervos?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O crescimento e a diversificação do acervo provocaram a necessidade de revisão de sua classificação, e hoje em dia ele é organizado em categorias: acervo museológico, acervo arquivístico e acervo bibliográfico, além do arquivo institucional.

De forma resumida: Acervo acadêmico digital: todos os documentos físicos (recebidos e enviados) da instituição digitalizados. Biblioteca digital: obras e conteúdos acadêmicos disponibilizados de forma online.

Toda escola precisa de um acervo rico que contribua para a formação dos alunos e alunas e que inclua desde livros literários até livros técnicos e de não ficção, sendo as obras ficcionais uma grande oportunidade para incentivar a imaginação, a reflexão social e a criatividade de crianças e jovens.

Preservar o acervo é uma forma de garantir a continuidade cultural e o elo entre o passado e o presente, permitindo-nos conhecer a nossa cultura e manter as nossas especificidades diante do mundo. O uso indevido do material disponível na biblioteca faz com que ele se deteriore e tenha sua vida útil abreviada.

O museólogo pode trabalhar em empresas públicas ou privadas organizando seus acervos. Ele atua pesquisando e recuperando documentos e a história da instituição. Suas atividades englobam realizar um levantamento do acervo para então catalogar e inventariar cada peça ou documento.

O acervo permanente, sob custódia do Arquivo Central, é constituído por conjuntos documentais da Administração Superior (Reitoria, Conselhos e Decanatos), Institutos e Faculdades, Centros de Pesquisa, Órgãos Complementares e outras unidades administrativas e acadêmicas da Universidade.

Qualquer lembrança guardada por um escritor, ou por familiares e amigos, pode ajudar a iluminar posteriormente sua obra. No caso de autores clássicos, um acervo constituído ganha ainda mais relevância na hora de manter viva e atraente uma produção importante, que já não conta com o próprio autor para renová-la.

O acervo virtual é nada mais do que a disponibilização em formato digital de livros, revistas, jornais e outros materiais. A virtualização do acervo conta portanto com ebooks, revistas digitais e outros formatos além do físico. Na escola, o acervo virtual pode ser disponibilizado como uma plataforma digital de leitura.

Confira 6 dicas de como fazer organização de acervo

  1. Classifique os documentos. ...
  2. Siga corretamente o processo de catalogação. ...
  3. Define regras para o acesso. ...
  4. Determine o prazo de validade. ...
  5. Mantenha o acervo sempre arrumado. ...
  6. Digitalize os arquivos.

1 acúmulo, agregado, acumulação, abundância, ajuntamento, amontoamento, chusma, conjunto, cópia, cumulação, cúmulo, massa, montão, monte, multidão, pilha, porção, quantidade, reunião, ror, ruma.

Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição).

A ação visa coletar, catalogar e digitalizar os documentos a serem disponibilizados para consulta, permitindo o fornecimento ágil de informações da vida escolar do estudante e dos profissionais da Educação.

Melhora a satisfação dos alunos, ao possibilitar a rápida localização do documentos solicitados. Melhor aproveitamento do espaço físico. Conservação da memória institucional.

O Levantamento de Acervo é um importante instrumento de planejamento, que tem como objetivo analisar e organizar as informações relativas aos acervos museológicos, identificando as necessidades do museu em relação às suas coleções.

É essencial que todo acervo tenha controle climático para que haja proteção sobre as variações térmicas e de umidade. Assim como as peças em exposição, aquelas que compõem a Reserva Técnica também devem ser protegidas, exercendo-se sobre elas controle de temperatura e, principalmente, de umidade.

A preservação da identidade cultural de um povo se dá através da perpetuação de memórias, lembranças e vivências da comunidade. Por meio desse conjunto de características podemos definir a sua trajetória histórico-cultural.

Por mais que o Antigo Egito pareça uma civilização distante, seu legado influenciou a própria criação do Estado brasileiro no processo de consolidação da Independência.

Áreas de atuação

  1. Documentação e informação. Bibliotecas: públicas, comunitárias, ambulantes, especiais, hospitalares, escolares, infantis, acadêmicas, especializadas e particulares. ...
  2. Comunicação e informação. ...
  3. Cultura e lazer. ...
  4. Educação. ...
  5. Pesquisa. ...
  6. Tecnologia da informação. ...
  7. Planejamento e informação. ...
  8. Política e informação.

O inventário de acervo de materiais bibliográficos é uma tarefa periódica realizada na Biblioteca que consiste na conferência de informações de itens como livros, teses, periódicos e outros, que estão organizados no espaço físico da biblioteca e registrados no Sistema Pergamum, bem como o processo reverso.