Quais são os tipos de textos não literários?
São textos não literários…
- as notícias;
- as reportagens;
- as entrevistas;
- as cartas comerciais;
- os artigos científicos;
- os livros didáticos;
- os manuais de instrução;
- os dicionários;
Qual a linguagem do texto não literário?
O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário.
Como identificar um texto não literário?
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Quais são as principais características da linguagem não literária?
Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação. III. A linguagem não literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas.
Quais são os 3 gêneros literários?
Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.
Quais são os 3 gêneros literários principais?
Em sua Arte Poética, tratado produzido entre os anos 335 a.C. e 323 a.C., o filósofo propôs classificar as obras de acordo com sua forma e conteúdo, definindo os três principais gêneros literários que conhecemos hoje: Épico ou Narrativo, Lírico e Dramático.
Como identificar um texto literário?
Podemos classificar como “literários” todos os textos que têm uma função artística, prezando pela estética e pela subjetividade para construir narrativas ficcionais com base em acontecimentos do cotidiano, memórias, reflexões, abstrações e outras fontes diversas de inspiração.
Como fazer um texto não literário?
Um texto não literário é aquele que trabalha com conteúdo de forma objetiva, ou seja, o intuito é informar e não emocionar ou entreter. Essa característica o diferencia dos textos literários, pois esses também servem de conforto ou entretenimento.
O que não é um texto?
NÃO. TEXTO (ISNONTEXT) Verifica se um valor não é textual.
Qual é a função de um texto literário?
As funções do texto literário como citado são as seguintes: estética, lúdica, cognitiva, catártica e pragmática: a estética é aquela, que cumpre o papel de fazer o ato de escrever literário diferente dos outros. Considera-se um texto como literário se ele cumprir a função de representar de forma artística o real.
O que é um texto não literário?
Já textos não literários consistem em textos jornalísticos, propagandas, artigos, seções editoriais e publicações científicas ou técnicas. Como por exemplo, manuais de instrução ou receitas culinárias. Sua finalidade é objetiva.
Por que a crônica pode ser considerado um texto literário?
Nesse caso, a crônica pode ser definida como um gênero literário marcado pela narração de situações cotidianas sob uma ótica individual. Nessas crônicas não há longos trechos reflexivos ou argumentativos. Como a tipologia predominante é a narrativa, o texto apresenta um enredo com personagens, tempo e espaço.
O que quer dizer a palavra literário?
Relativo a letras, à literatura ou a conhecimentos humanos adquiridos pelo estudo.
Onde encontramos a linguagem literária e a não literária?
A linguagem literária pode ser encontrada em vários gêneros, como na prosa, nas narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e nos poemas.