Quais são os texto lírico?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".

O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".

Quais são os 6 tipos de poemas?

  • Soneto. Um dos mais conhecidos poemas de formas fixas é o soneto.
  • Trova.
  • Balada.
  • Rondó
  • Sextina.
  • Haicai.

Tipos de poemas

  • Poemas líricos: de caráter sentimental e subjetivo, por exemplo, o haicai e o soneto. Exemplo de poema lírico. ...
  • Poemas épicos: contém a presença de heróis, por exemplo, a epopeia e a fábula. Exemplo de poema épico. ...
  • Poemas narrativos: feitos para serem encenados, por exemplo, os autos e as farsas.

O gênero lírico refere-se aos textos literários onde predominam a expressão de sentimentos e emoções, com uma subjetividade narrativa quase sempre em versos. O eu lírico é o personagem central, o que expressa/narra seus sentimentos.

Eu lírico, eu poético ou sujeito lírico são nomenclaturas utilizadas para indicar a voz que enuncia o poema. O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo.

Os textos dramáticos podem ser apresentados em vários tipos, tais como tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.

Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor.

O poema narrativo caracteriza-se como a manifestação literária em verso na qual se realiza a narração ficcional de fatos ou de ações antropomorfizadas, com traços dramáticos, cômicos ou sérios e pode ser de alcance universal, regional ou local, dada a presença ou a ausência de grandiosidade.

Com relação às diferenças entre poema e poesia, o poema se refere a uma estrutura textual, enquanto a poesia está relacionada ao conteúdo do texto.

Características do gênero lírico

  1. É escrito em verso, na 1. ª pessoa do discurso - eu;
  2. Há a expressão de sentimentos e emoções;
  3. Ocorre a exteriorização de um mundo interior;
  4. Apresenta um caráter subjetivo;
  5. As palavras são usadas no seu sentido conotativo;
  6. Apresenta muitas figuras de linguagem.

O gênero lírico originou-se na Grécia Antiga, época em que a manifestação poética era apresentada ao publico oralmente, em forma de canto, o qual era acompanhado por um instrumento musical chamado lira.

Poesia lírica
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira.

Écloga – poema que retrata a vida bucólica, os acontecimentos ligados à vida pastoril. Idílio – Retratado sob a forma de diálogos, também traduz a temática campesina. Ode - É um poema originário da Grécia, exaltando valores nobres sob um tom entusiástico. Hino – ode destinada à exaltação dos deuses da pátria.

O gênero lírico tem o objetivo de expressar as emoções e sentimentos dos autores por meio da função poética da linguagem.