Quais são os tecidos que encolhem?

Perguntado por: usantana2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Tecidos de fibras naturais, como algodão, lã e seda, são mais propensos a encolher, uma vez que essas fibras podem encolher quando expostas ao calor e umidade. Além disso, se as instruções de lavagem não forem seguidas corretamente, isso também pode levar ao encolhimento.

Tecidos de fibra natural como algodão, lã e linho: Peças feitas com tecidos desse tipo são as que estão mais sujeitas a encolher. Se for colocá-las na secadora, tenha atenção redobrada e, de preferência, siga exatamente as recomendações da etiqueta.

E a resposta é: SIM!...

Além disso, recomenda-se usar água fria ou morna na lavagem, pois a água quente pode encolher o tecido. Outra dica importante é usar um amaciante na lavagem das roupas de algodão, pois ele evita o encolhimento do tecido.

O poliéster definitivamente será melhor tecido para atividades esportivas e definitivamente, o algodão será um tecido bastante respirável para o uso no dia a dia. Então, para qualquer pessoa definir qual é o melhor tecido é importante analisar para que tipo de peça ele será confeccionado.

Sobre encolhimento: ao escolher sua peça, observe que a viscose é um tecido que pode apresentar um encolhimento natural encolher no comprimento após a primeira lavagem (cerca de 3cm), devido à absorção de água pelas suas fibras.

O fator encolhimento ocorre, pois os cabelos cacheados e crespos não crescem, diretamente, para baixo. Isso mesmo, na verdade esses fios acabam fazendo espirais ou ziguezagues para dar forma ao cabelo.

O jeans, por exemplo, pode encolher na primeira secagem e, além disso, também pode desbotar se passar por diversos ciclos. Já o linho, por ser um tecido um pouco mais delicado, tende a encolher e até estragar na secadora. Por isso, para não comprometer nenhum dos tecidos, é sempre melhor optar por secar no varal.

Para lavar tecido viscose para não encolher, basta fazer a lavagem das suas peças à mão. Ou seja, faça uma solução com sabão de roupas delicadas com água em um balde, mergulhe as peças, deixe de molho e esfregue até sair toda a sujeira. Depois, enxague e deixe secar na sombra, de preferência.

Bordados, linho, seda e lã
Peças delicadas como casacos de lã batida, blusas bordadas, peças em seda e linho possuem fibras frágeis que podem estragar ou encolher em altas temperaturas.

A fibra menos resistente do tecido viscose pode sim encolher até 10% dependendo do tipo de lavagem (tempo, produtos, etc.) Por ser uma fibra não natural, a viscose encolhe bem menos do que tecidos como linho, algodão e lã por exemplo.

Caso sua roupa seja 100% de viscose, será difícil fazer com que ela recupere seu tamanho original, mas se for de viscose elástica, com certeza ela não terá encolhido tanto assim e, além de tudo, possui a capacidade de se recuperar – pelo menos na maioria das vezes.

Qual é a diferença entre Viscose e Viscolinho? Basicamente a diferença entre às duas são a composição e a trama, a Viscose tem uma superfície mais lisa e plana, já o Viscolinho tem uma superfície mais tramada igualmente a do Linho e os fios não são uniformes.

As regras internacionais de lavagem, com símbolos nas etiquetas, devem ser seguidas à risca, mas se assim mesmo algo indesejável acontecer, o consumidor tem direito à troca por uma nova roupa no prazo de 30 dias ou à devolução do dinheiro, conforme o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, explica o Cidoc ( ...

Encha um balde com 1 litro de água morna e adicione meio litro de vinagre para cada litro de água. Esse produto tem substâncias capazes de relaxar as fibras das roupas. Mergulhe as peças na mistura e deixe de molho por 25 minutos. Depois desse tempo, manuseie as peças e puxe-as com cuidado, para esticar as fibras.

O tecido viscolinho é uma variação de linho misto com algodão ou viscose. Ele não amassa tanto dando a medida exata da elegância e conforto característicos do linho. Com ele é possível criar um visual arrumadinho e ao mesmo tempo despojado. É muito fresquinho, a cara do verão!

Encha um balde com água morna e uma pequena quantidade de sabão para roupas delicadas, xampu para bebê ou condicionador para cabelo. Mergulhe a roupa de viscose na solução e deixe de molho por 10 minutos. Esse processo deixa as fibras mais maleáveis, voltando ao formato original.