Quais são os tecidos de alfaiataria?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Quais tecidos de alfaiataria mais comuns?

  1. Linho. O linho é um tecido clássico, muito comum em camisas masculinas e possui um leve aspecto rústico, onde conseguimos ver seus pequenos nós de tramas e urdumes. ...
  2. Lã fria. ...
  3. Gabardine. ...
  4. Sarja. ...
  5. Crepe. ...
  6. Jacquard. ...
  7. Veludo. ...
  8. Oxford.

Cetim

Cetim. O cetim é o mais recomendado para uma roupa mais elegante. Afinal, pode ser encontrado em diversas cores e modelos. Por ser um tecido delicado, a lavagem deve ser feita à mão e na água fria.

Linho: a fibra vegetal mais comprida do mercado, retirada das fibras das plantas. Lã e cashmere: proveniente de animais caríssimos de manter, por isso o alto valor de mercado. Algodão nobre: como o egípcio e o pima, entregam característica superiores, de resistência às bolinhas e com muito brilho, toque e maciez.

Moda alfaiataria é essencial para compor o Estilo Formal
Como o nome sugere, o estilo formal é mais alinhado. Normalmente é relacionado com profissões como advogadas e empresárias. Ou seja, as peças de estilo formal são feitas com tecidos finos e cortes clássicos.

O Gabardine é um tecido de alfaiataria, elegante e sofisticado, que nunca sai de moda. O poliéster em sua composição, proporciona uma maior resistência e praticidade, além de excelente custo benefício. Por ser mais encorpado, tem um ótimo caimento para a confecção de roupas sociais.

O Alfaiataria Barbie Span é um crepe mais encorpado, ideal para confecção de peças em alfaiataria. Por ter elastano em sua composição, esse tecido modela o corpo, proporcionando um caimento incrível. Blazers, saias, macaquinhos, calças e vestidos são opções de peças a serem fabricadas utilizado o Alfaiataria Barbie.

Lã, linho, poliéster, acetato e viscose, são tecidos interessantes. Isso porque são tecidos de bom caimentos e que resultam em um blazer bem estruturado e sofisticado.

Conheça alguns tipos de tecidos finos:

  • Seda;
  • Cetim;
  • Linho;
  • Veludo;
  • Zibeline;
  • Organza;
  • Musseline;
  • Gazar;

Algodão, confortável e versátil
Entre os tecidos que mais vendem não pode faltar o algodão.

Tipos de Tecidos. O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.

Tipos de tecidos de roupas

  • Algodão. O algodão está no topo da nossa lista, pois é o tecido mais conhecido do mundo. ...
  • Renda. Outro tipo de tecido muito conhecido é a renda. ...
  • Viscose. A viscose é uma fibra artificial, feita a partir da celulose — sendo extraída de plantas. ...
  • Seda. ...
  • Malha.

O organismo humano é formado por vários tipos de tecido, os quais podem ser reunidos em quatro grandes grupos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Como identificar a alfaiataria? A alfaiataria se identifica por seus cortes elegantes e refinados, que junto do caimento, precisam ser impecáveis, respeitando as medidas do corpo de quem veste. Ela também pode ser notada por seu acabamento que valoriza a modelagem diferenciada.

O termo "alfaiate" é neutro. O trabalho de uma costureira (ou costureiro) envolve o uso de moldes, o corte de tecido e costura à mão ou à máquina. Costureiras podem costurar todos os tipos de roupas, acessórios estofados e diversos outros produtos. Alfaiates geralmente apenas fazem e alteram roupas sob medida.

viscose

Seu tecido mais conhecido é a viscose e ela pode ser produzida em diferentes gramaturas. Somente as gramaturas pesadas, com o tecido encorpado, podem ser usadas em peças de alfaiataria.

Se o seu foco for conforto, jalecos que são mais frescos possibilitarão que você trabalhe tranquilamente ao longo do dia. Os materiais mais frescos são, nessa ordem: tricoline, oxfordine, oxford e gabardine. Se o seu foco for praticidade, o material que menos amassa é o gabardine.

Gabardine. É considerado mais nobre que o Oxford. Também tem aspecto lustroso e traz na composição o misto de poliéster com viscose, os percentuais de cada vibra variam de acordo com o fornecedor. Por causa da viscose, o jaleco de gabardine é mais fresco que o de Oxford.

O Tecido Gabardine Bi Elastic , também conhecido como Two Way é muito utilizado na alfaiataria masculina e feminina, suas principais características são: elasticidade e versatilidade além de não amassar com facilidade e possuir um caimento mais pesado.

O crepe Twill possui ótimo caimento e é muito leve, ideal para peças que exigem movimento. Sua superfície é fosca e tem a trama aparente em sentido diagonal. Em alguns casos, pode apresentar leve transparência. Muito bom para fazer vestidos, saias, calças mais soltas.