Quais são os talentos segundo a Bíblia?

Perguntado por: iduarte4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

Se interpretarmos de uma forma mais ampla, os talentos se referem a todos os dons que Deus nos deu. Essa definição abarca todos os dons -- naturais, espirituais e materiais. Inclui, também, nossas habilidades e recursos naturais -- saúde e educação --, bem como nossas posses, dinheiro e oportunidades.

Do latim "talentum", o significado de talento está relacionado com a aptidão ou a inteligência. Assim, talento é a capacidade para exercer determinada ocupação ou para desempenhar uma atividade.

Dons espirituais e talentos apresentam semelhanças e diferenças; tratam-se ambos de dádivas divinas, que devem ser usadas a favor do outro e não em propósitos egoístas.

Quando você faz o assessment completo da Gallup (relatório CliftonStrengths), você descobrirá os seus 34 talentos, que estão listados aqui em ordem alfabética: Adaptabilidade, Analítico, Ativação, Autoafirmação, Carisma, Comando, Competição, Comunicação, Conexão, Contexto, Crença, Desenvolvimento, Disciplina, Empatia, ...

Mateus 25:14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou seus próprios servos e entregou-lhes seus bens. 25:15 A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um; a cada um segundo a sua própria capacidade; e ausentou-se de seu país imediatamente.

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

De acordo com o dicionário, a palavra “dom” significa uma dádiva, um benefício e um dote natural. Já o substantivo “talento” quer dizer uma disposição e uma habilidade. O principal ponto para destacar desses dois conceitos é: o que vem de berço e o que é adquirido.

Talento é a facilidade com que você aprende ou executa determinado tipo de atividade. Ou seja, sua predisposição para realizar bem alguma coisa. Por exemplo: talento para aprender música ou idiomas, praticar esportes, aptidão para artes, raciocínio lógico, pensamento estratégico, relacionamento interpessoal, etc.

370). Um talento é uma espécie de mordomia (responsabilidade no reino de Deus). A parábola dos talentos diz que, quando servimos bem em nossa mordomia, recebemos maiores responsabilidades. Se não servirmos bem, nossa mordomia acabará sendo tirada de nós (ver Mateus 25:14–30).

7 dicas para descobrir seus talentos

  1. Descubra seus pontos fortes e fracos. Pergunte a si mesmo: quais são seus pontos fortes e fracos? ...
  2. Lembre-se dos tempos de escola. ...
  3. Saiba o que você gosta na sua carreira. ...
  4. Conheça seus hobbies. ...
  5. Experimente testar novas ideias. ...
  6. Pergunte para as pessoas próximas. ...
  7. Faça testes vocacionais.

Depois de muito estudo, descobriram que existem, basicamente, 34 tipos de talentos diferentes e que cada pessoa domina cinco dessas características.

Sim, ao ser criado, o ser humano recebeu de Deus os dons chamados “Dons Naturais”: o corpo, a alma, os cinco sentidos, as faculdades, como por exemplo, raciocinar, apreender, ponderar, julgar; Dons Sobrenaturais: a graça santificante, a filiação divina, a herança do céu e ser templo da Trindade; Preternaturais: a ...

As pesquisas, lideradas pelo psicólogo Donald Clifton com o instituto de pesquisas Gallup, conceberam um total de 34 talentos humanos.

Os Pontos fortes segundo a Psicologia Positiva:
Os pontos fortes são formas de se comportar, pensar e sentir que estão relacionadas à capacidade natural do indivíduo, geram satisfação e permitem que o indivíduo tenha um funcionamento ótimo na busca de realização.

Portanto, identificar e desenvolver talentos é fundamental para aumentar nosso bem-estar, felicidade e performance. Ao trabalharmos nossas forças e qualidades, empregando-as no dia a dia, podemos ser mais eficazes, eficientes e felizes.

Um talento – equivalia trinta e cinco kg de ouro, dez mil talentos - equivalia a trezentos e cinquenta mil kg de ouro.

A virtude, de fato, é o que revela o caráter de uma pessoa. Houve quem dissesse que caráter, virtude, é o que você faz quando ninguém está te observando. Enquanto isso, o talento continua sendo somente um talento. Uma pessoa esforçada poderá ser um músico de destaque?

A Parábola dos Talentos, ou parábola das Minas, nos lembra que todos recebem dons ou capacitação para contribuir nesta vida, servindo a Deus e às pessoas. O que fazemos com o talento recebido terá efeitos futuros, quando o que nos foi confiado por Deus for por Ele requerido.

A maior unidade monetária do Novo Testamento é o talento. Um talento equivalia a cerca de 30-35 quilos de prata e valia cerca de 6000 denários ou dracmas. Era uma quantidade extraordinariamente alta de dinheiro.

Para descobrir qual é o seu talento secreto, some os números do dia do seu nascimento até chegar a um algarismo de 1 a 9. Por exemplo: quem nasceu no dia 15 deve somar 1 + 5 para chegar a um resultado - no caso, 6. Já quem nasceu no dia 29 deverá somar 2 + 9 = 11 e, em seguida, 1 + 1 = 2, que será o número final.