Quais são os sobrenomes alemães?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.

Um cidadão alemão que nasce ou se casa na Alemanha deve ter apenas um sobrenome. Se houver dois sobrenomes, eles precisam ser combinados com um hífen. Se o Herr Schmitz se casar com a Frau Müller, a lei alemã permite que o casal mantenha seus sobrenomes originais.

Ao todo foram catalogados cerca de 800.000 sobrenomes alemães e usou-se a lista telefônica da companhia Telekom do ano de 2005 como base da análise.

Definem-se, hoje, como alemães (em alemão: Deutsche) as pessoas que têm a nacionalidade alemã, qualquer que seja a sua origem étnica, cultural ou religiosa.

O nome feminino mais comum da Alemanha é Sabine, seguido por Susanne e Petra. O mais comum dos nomes masculinos é Michael, seguido por Thomas e Andreas. Os nomes de bebê mais preferidos são Hanna e Noah. Quanto às meninas, Emma está em segundo lugar, antes de Mia.

No processo de constatação da nacionalidade alemã é averiguado se você adquiriu a nacionalidade alemã (geralmente através do nascimento). Para a constatação é irrelevante se seu pai/sua mãe já possui um certificado de nacionalidade alemã.

Certidão alemã
Você pode solicitar as certidões junto ao Registro Civil da cidade em que a pessoa nasceu (ou se casou ou faleceu). Via de regra, os Registros Civis alemães mantêm registros das pessoas naturais desde o ano de 1890, aproximadamente, e poderão emitir uma segunda via da certidão desejada.

O Thiudisc trouxe então as denominações: “Deutsch” em alemão, “Tysk” em línguas nórdicas da Escandinávia e “Tedesco” em italiano.

Como os alemães chamam a Alemanha? Os alemães chamam seu país de “Deutschland”. O atributo “deutsch” vem da palavra “diutisc”, do antigo Alto-Alemão, que significa “pertencente ao povo”. Esse atributo designava a língua do povo, ao contrário do latim, a língua dos eruditos.

Por fazer parte da União Europeia, a Alemanha proporciona a seus cidadãos o direito de livre circulação entre os países do bloco. Quem possui a cidadania alemã tem os mesmos direitos de moradores nativos. Ou seja, pode morar, trabalhar ou estudar na Alemanha e em qualquer outro país da UE.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

A Origem. Os povos germânicos, pertencentes à linhagem indo-europeia, foram originalmente estabelecidos na área entre o atual norte da Alemanha, as regiões meridionais da Suécia e Dinamarca e as costas do Báltico.

A imigração e a colonização alemã no Brasil tiveram um importante papel no processo de diversificação da agricultura e no processo de urbanização e de industrialização, tendo influenciado, em grande parte, a arquitetura das cidades e, em suma, a paisagem físico-social brasileira.

A influência alemã em nosso país
Estabeleceram-se no sul do país em cidades dos 3 estados, porém Santa Catarina é o estado que mais possui cidades e gerações germânicas, que preservam suas origens até a atualidade.

Pomerode. Conhecida como “A cidade mais alemã do Brasil”, Pomerode foi fundada na região entre Blumenau e Joinville por imigrantes vindos da região da Pomerânia, no Norte da Alemanha, em 1863.