Quais são os sistemas de estratificação é como eles estão divididos?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Esses sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes: a escravidão, a casta, o estamento e a classe. A escravidão é uma forma extrema de desigualdade.

Isso porque a sociedade se divide em estratos ou camadas sociais de acordo com uma série de fatores, tais como políticos, religiosos, étnicos, dentre outros. Essa estratificação pode ocorrer por meio do sistema de castas e também por estamentos (sociedade estamental), donde ambas não admitem a mobilidade social.

São tipos de estratificação social, exceto: a) estratificação econômica.

Uma sociedade estratificada é uma sociedade dividida em classes sociais. Uma das características da estratificação é a capacidade de mobilidade social, ou seja, de uma pessoa poder migrar de uma classe para outra.

De acordo com a Enciclopédia Britannica, mobilidade social pode ser definida como o movimento de indivíduos, famílias ou grupos num sistema social hierárquico, geralmente definido pela estratificação social. Existem dois tipos de mobilidade social: a vertical e a horizontal.

Estratificação racial no Brasil. Embora o contínuo racial seja uma construção social baseada na definição da raça em termos da aparência física em vez da origem racial (Nogueira, [1962] 1998), também é uma consequência dos casamentos inter-raciais. Se não houvesse casamento inter-racial não haveria contínuo racial.

Há duas classes sociais principais nesse sistema: os capitalistas (ou burgueses) e os proletários (ou trabalhadores). Os capitalistas são os donos dos meios de produção, eles empregam os trabalhadores e a eles pagam salários.

Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...

Podemos definir que grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes.

A classe social é uma divisão predominantemente econômica, a estratificação social não. Ela abrange aspectos culturais, subjetivos, que geram sentimento de pertencimento a posições sociais, que, por sua vez, são elencadas conforme o que é mais valorizado nessa sociedade.

O termo estratificação social é usado no campo da Sociologia para a classificação que envolve indivíduos em grupos de acordo com suas condições socioeconômicas. Quando uma pessoa ou um grupo social leva vantagem e tem privilégios em detrimento de outros, dá-se o nome de estratificação social.

A estratificação urbana ocorre quando uma parcela da população é afastada do centro de um conjunto urbano e tem acesso precário a serviços básicos. As desigualdades sociais fazem parte do nosso cotidiano social.

De acordo com o grau de mobilidade social, ela pode ocorrer de duas maneiras:

  • Horizontal: o indivíduo ou grupo social adquire a mobilidade social sem mudar de estrato social.
  • Vertical: o indivíduo ou grupo social adquire mobilidade social, mudando de estrato.

No decorrer dos séculos, as civilizações adotaram alguns modelos que impediam a mobilidade social de determinados grupos e indivíduos, as três formas mais comuns de estratificação são: o sistema de castas, o feudalismo e as mudanças ocorridas no contexto da Revolução Industrial.

A estratificação é bastante utilizada para denominar o processo de diferenciação das diversas camadas sociais que compõem uma sociedade. Esta é a chamada estratificação social.

As classes sociais permitem mobilidade social e estão diretamente relacionadas com as questões econômicas (ricos e pobres), o que a difere das castas. Tanto as castas como as classes são formas de estratificação social. Nas castas não importam as questões econômicas, somente os valores culturais.