Quais são os sistemas de arrefecimento existentes?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento do motor: Sistema de arrefecimento a ar. Sistema arrefecido a água.

Sistema de Arrefecimento dos Motores de Combustão Interna

  • Sistema de arrefecimento a ar;
  • Sistema de arrefecimento a água.

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento – sempre na faixa dos 90º Celsius. O trabalho é importante, pois o motor esquenta muito com todas as explosões da queima do combustível.

O sistema de arrefecimento tem a função de resfriar o motor, mantendo-o numa temperatura entre 90 a 100 graus Célsius – faixa considerada ideal. Assim, o veículo continua operando sem problemas gerados pelo superaquecimento. Sete componentes formam o conjunto, cada um com sua função específica.

Radiador

Radiador. Essa é a peça que recebe a água quente depois que o motor atinge a temperatura ideal. Sua função é resfriá-la.

Os principais sistemas de um veículo automotor são:

  • Sistema do motor.
  • Sistema de transmissão.
  • Sistema de direção.
  • Sistema de suspensão.
  • Sistema de freios.

O funcionamento do sistema depende de uma bomba centrífuga, que provoca a circulação do líquido de arrefecimento pelo conjunto. Antes de atingir a temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede a passagem do líquido para o radiador.

Não se usa água pura no radiador. Hoje, é necessário uma mistura que varia de acordo com o fabricante, mas, em geral formada por 50% de água pura (ou destilada ou desmineralizada) e 50% do aditivo etilenoglicol. Por isso falamos “líquido de arrefecimento”.

No sistema intercooler ar-água, o ar é resfriado pela água do sistema de arrefecimento. Em tratores agrícolas o sistema mais comum é o de ar-ar. O motor é o componente do trator que mais requer manutenção preventiva.

Como funciona o sistema de arrefecimento? A água, com o auxílio da bomba d'água, percorre e resfria a temperatura do motor através da troca de calor realizada pelo contato entre o bloco do motor e a água que passa pelas galerias do motor. É de extrema importância o uso de aditivo no sistema de arrefecimento.

TIPOS DE SISTEMA DE ARREFECIMENTO Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento: Sistema de arrefecimento a ar, que consiste na dissipação de calor através da atmosfera, e o sistema de arrefecimento a água que pode ser divido em dois, chamados sistemas por termossifão e circulação forçada.

Em linhas gerais, o sistema de arrefecimento do motor mantém a temperatura do veículo em um determinado patamar que garanta o seu bom funcionamento. O superaquecimento do motor deve ser evitado a todo custo, pois pode causar diversos problemas e até diminuir a vida útil do veículo.

Quando a válvula está fechada o fole fica comprimido, impedindo a passagem da líquido para o radiador. Ao chegar a um determinada temperatura, o líquido quente faz o fole expandir-se, e então a passagem é a aberta.

O recomendado é que toda a água e o aditivo do sistema de arrefecimento sejam trocados a cada 2 anos. Lembre-se: usar apenas água desmineralizada e o aditivo na proporção indicada pela montadora do veículo, não fazer a troca do líquido preventivamente trará danos significativos ao longo do tempo.

O ar pode entrar no arrefecimento pela troca de peças, de água ou de fluidos e, com isso, criar bolhas. Logo, o motor vai trabalhar com menos água e pode superaquecer.

O sistema de injeção eletrônica foi criado para substituir os carburadores e melhorar o desempenho dos automóveis. Ele alimenta o combustível e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo.

Tubos: Tubo de bloco pelo qual circula o fluido de arrefecimento, podendo ter o formato redondo, oval ou plano. Cabeceiras: Elemento de ligação entre o bloco e as caixas. Caixas de Entrada: Componente que distribui o fluido de arrefecimento. Caixas de Saída: Componente que coleta o fluido do arrefecimento.

O filtro de ar impede que as impurezas existentes na atmosfera entrem e fiquem incrustadas dentro do motor. Essa sujeira pode comprometer a sua força, danificar seus componentes e piorar o consumo. Quanto mais limpo for o conteúdo aspirado, mais eficiente será a queima de combustível.

O motor divide-se em três partes fixas:
No cabeçote, estão situadas as válvulas, o eixo de comando de válvulas, a câmara de explosão e as velas de ignição.