Quais são os sintomas típicos da cólera?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Frequentemente, a infecção é assintomática ou causa diarreia leve. Pode também se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, dor abdominal e cãibras. Quando não tratada prontamente, pode ocorrer desidratação intensa, levando a graves complicações e até mesmo ao óbito.

É transmitida pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento. Mãos que tiveram contato com a bactéria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infecção por este patógeno.

A cólera pode ser diagnosticada por meio do exame de amostras de fezes ou do reto, mas, devido à rápida evolução da doença, o tempo para a realização do exame é normalmente curto. Em meio a uma epidemia, o diagnóstico é geralmente feito com base no histórico do paciente e em um breve exame.

A vacina contra a cólera (DUKORAL®) é uma vacina inativada, para administração oral, em indivíduos com idade igual ou superior a 2 anos e está indicada para viajantes para zonas endémicas/epidémicas da doença.

Ao entrar no corpo humano, o vírus se multiplica dentro do nosso nariz e outras partes do sistema respiratório de forma despercebida. Essa fase é chamada de pré-sintomática ou de incubação. Nela, apesar de ainda não haver sintomas, indivíduos contaminados são capazes de infectar outras pessoas.

Sinais e sintomas da cólera
O período de incubação para cólera é 1 a 3 dias. A cólera pode ser subclínica, caracterizada por um episódio de diarreia não complicada e discreta, ou uma doença fulminante, potencialmente letal. O início dos sintomas é geralmente abrupto, indolor, com diarreia aquosa e vômitos.

A cólera sempre esteve associada à Índia e o primeiro registro remete ao ano de 1503, descrito no livro Lendas da Índia, de Gaspar Corrêa, em que aparece como uma doença que “provocava vômitos, sede de água, estômago ressecado, cãibras musculares, olhos turvos”.

2 descontrole, exacerbação, exaltação, exasperação, fúria, indignação, ira, irritação, malquerença, ódio, odiosidade, raiva, rancor, sanha. Ímpeto e agitação: 3 agitação, ímpeto, força, furor, impetuosidade, violência.

O antibiótico doxiciclina é administrado a todas as pessoas, incluindo crianças e gestantes. Outros antibióticos que podem ser usados são azitromicina e ciprofloxacino. Cada um desses antibióticos é tomado por via oral.

Existem dois biotipos do Vibrio cholerae, o clássico e o El Tor. O clássico está mais associado aos casos graves da doença, e o El Tor está associado aos casos assintomáticos da doença ou com sintomas leves.

A doença é adquirida através de alimentos ou água contaminada com Vibrio cholerae. A propagação da cólera ocorre em um padrão comum a muitas outras doenças da medicina é chamada de transmissão fecal-oral. Isto significa simplesmente que se adquiriu por via oral epor alimentos ou água e é excretada nas fezes.

Substantivos de dois gêneros apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o cólera/a cólera). Embora estes dois gêneros para a palavra doença cólera se encontrem dicionarizados, a maioria dos falantes privilegia o uso da palavra no feminino.

Cólera é infecção aguda do intestino delgado causada por bactérias Gram-negativas Vibrio cholerae, que secretam uma toxina que provoca diarreia aquosa copiosa, levando à desidratação, oligúria e colapso circulatório.

Causada pela bactéria Vibrio cholerae, a cólera é um problema de saúde grave. Uma vez dentro do corpo humano, esse microrganismo age nosistema digestivo, provocando alterações consecutivas e graduais no seu funcionamento, mais especificamente na parte final dele: nas paredes internas do intestino delgado.

Num período de aproximadamente três anos, compreendido entre abril de 1991 e abril de 1994, o V. cholerae conseguiu adentrar em todas as regiões brasileiras, sendo o seu maior impacto sentido, devido à grande produção de casos, nas regiões Norte e Nordeste, com o Sul e Sudeste sendo poupados.

Organização Mundial da Saúde diz que resultado se deve à prevenção e tratamento nos maiores focos globais da epidemia: Haiti, RD Congo e Somália; nos países de língua portuguesa, Angola teve maior número de pacientes; já Cabo Verde e São Tomé e Príncipe não registaram casos.

Em julho de 1856, o grande surto de cólera arrefeceu no Rio de Janeiro. Em 1867, a doença estava de volta em toda província do Rio de Janeiro, porém com menor intensidade na capital. E só foi considerada erradicada ao final do século XIX.

O período médio de tempo que o vírus da covid-19 fica no nosso corpo varia entre sete e dez dias, mas isso não tem consenso entre os especialistas, já que a resposta varia em cada indivíduo. Além disso, pacientes com imunidade comprometida respondem de forma diferente à doença.

Os vírus não apresentam potencial bioquímico que possibilita a produção de energia metabólica. Assim sendo, os vírus não são capazes de respirar e alimentar-se, por exemplo. Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de outra célula. Por essa razão, dizemos que eles são parasitas intracelulares obrigatórios.

A reprodução dos vírus (vírions) ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.

No início de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que cerca de 1,3 a 4 milhões de casos de cólera são registrados anualmente em todo o mundo, com mortalidade de 21.000 a 143.000 pacientes.