Quais são os sintomas que a menstruação vai descer?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 8 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

Vamos dar uma olhada nos sintomas mais comuns da TPM, que podem ser um indicador de que a menstruação está a caminho.

  1. Surgimento de espinhas. ...
  2. Seios doloridos. ...
  3. Cólicas menstruais. ...
  4. Mudanças de humor. ...
  5. Inchaço. ...
  6. Cansaço excessivo. ...
  7. Secreção vaginal ressecada.

Cólicas. Durante a TPM, é muito comum sentir cólicas. Elas podem surgir de 24 a 48 horas antes do primeiro dia do ciclo e acabar só no fim do fluxo menstrual. Contudo, a intensidade da dor varia bastante de acordo com o organismo e o estilo de vida de cada mulher.

Sonolência — Durante a TPM a mulher pode sentir maior necessidade de dormir, mas por um curto período de tempo. Já com a gravidez, a sonolência pode durar todo o primeiro trimestre e até mesmo se estender por mais tempo.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

A menstruação de uma mulher que não toma pílula, habitualmente vem a cada 25 ou 35 dias. No entanto, alguns pacientes podem ter um corrimento marrom cerca de 2 ou 3 dias antes da menstruação descer. Essa secreção é o começo da menstruação, sendo considerada normal.

Ovulação: o ovário libera os óvulos cerca de 14 dias após a menstruação e pode haver irritação da cavidade abdominal, que leva ao surgimento da cólica. O normal é que a dor desapareça rapidamente, de forma espontânea ou com auxílio de analgésico.

Beta hCG. O beta hCG é um exame de sangue simples que mede a concentração do hormônio no sangue. É um método extremamente sensível, seguro e eficiente de confirmar (ou descartar) uma gravidez, que pode ser realizado a partir do décimo dia da suspeita da fecundação ou após o primeiro dia de atraso menstrual.

Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.

O único método realmente efetivo para fazer com que a menstruação desça antes do tempo é por meio do uso de contracepção hormonal. Quem toma a pílula anticoncepcional, que contém estrogênio e progesterona, pode interromper a cartela a qualquer momento e, com isso, a menstruação geralmente chega em dois ou três dias.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

No período fértil, ela se movimenta suavemente e pode dar sensação de pulsação e tremor. Os músculos são também um fator a levar em consideração quando desconfiar que os movimentos não são efetivamente de gravidez.

Cansaço excessivo sem motivo aparente; Aumento da frequência para urinar; Prisão de ventre; Náusea.

Quando acompanhado de coceira intensa na vagina ou forte odor, o corrimento branco pastoso pode ser sinal de infecções vaginais, como a candidíase (candida albicans)1, vaginose bacteriana, vaginite ou outra doença ou infecção fúngica causada por diferentes bactérias ou fungos.

Dores no pé da barriga e nas costas podem significar gravidez quando acontecerem após o atraso menstrual e após o período fértil2. Às vezes a dor pode se apresentar como uma dor fina, que parece estar de um dos lados do baixo ventre, às vezes dos dois lados. A barriga também pode apresentar um pequeno inchaço.

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

5 primeiros sintomas de gravidez antes do atraso menstrual

  1. Tontura e sono excessivo. Tonturas frequentes e sonolência excessiva estão entre os primeiros sinais de gravidez antes do atraso menstrual. ...
  2. Náuseas e vômitos. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Alterações de humor. ...
  5. Aumento da frequência urinária.

Se você está tendo cólicas e se sente cansada perto do início do período menstrual, talvez esteja se perguntando se esses sintomas significam que sua menstruação está chegando ou que você está grávida. A única forma de saber se é TPM é se a menstruação vier logo depois.

A dor nas pernas durante a menstruação é comum e pode ser causada por vários fatores, incluindo alterações hormonais, retenção de líquidos, falta de atividade física adequada e deficiências nutricionais.

Logo após a ovulação, o volume plasmático (de líquido no sangue) aumenta, atingindo seu valor máximo dois dias antes do sangramento. Por isso, quando está próximo da menstruação, sentimos o corpo inchar.