Quais são os sintomas observados com mais frequência em caso de intoxicação aguda?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Nos casos de intoxicação aguda (ou seja, recente) os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, irritação na pele, enjoos e tonturas.

Lavar abundantemente o local afetado com água corrente. Se os olhos forem afetados: lavar com água corrente durante 15 minutos e cobri-los, sem pressão, com pano limpo ou gaze; Encaminhar ao serviço médico (pronto socorro ou hospital).

A intoxicação medicamentosa acontece quando há a ingestão de altas doses de um medicamento ou quando um medicamento é administrado junto com outro medicamento, bebida ou alimento que resulta em uma interação que causa toxicidade.

Os sintomas das DTA variam de acordo com o organismo ou a toxina encontrada no alimento e a quantidade do alimento ingerido. Os sintomas mais comuns das DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentre outros.

A intoxicação pode provocar reações e sintomas adversos, dependendo da quantidade do produto ingerido ou aspirado. Alguns sintomas incluem: vermelhidão e coceira na pele, vômitos, febre, suor intenso e convulsões. Os agravantes das intoxicações podem chegar ao coma ou até a morte.

É aquela que ocorre rapidamente após uma única exposição. É aquela que ocorre rapidamente após um longo período de latência. Por exemplo, as substâncias cancerígenas.

cefaléia, tontura, náusea, vômito, fasciculação muscular, parestesias, desorientação, dificuldade respiratória, coma, morte. hemorragias, hipersensibilidade, teratogênese, morte fetal. paresia e paralisias reversíveis, ação neurotóxica retardada irreversível, pancitopenia, distúrbios neuro-psicológicos.

INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE: cefaleia, irritação cutâneo- mucosa, náusea e discreta tontura. INTOXICAÇÃO AGUDA MODERADA: cefaleia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesia, dispneia, salivação e sudorese aumentadas.

A intoxicação alimentar resulta da ingestão de plantas ou animais que contêm toxinas. A intoxicação ocorre após ingestão de espécies venenosas de cogumelos ou plantas, ou de peixe ou mariscos contaminados. Os sintomas mais comuns são diarreia, enjoo e vômitos.

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.

As investigações diagnósticas rotineiramente realizadas são: hemograma, bioquímica sérica com função renal, provas de função hepática, exame de urina (com teste de gravidez, se pertinente), triagem toxicológica de urina, concentração de álcool sérico, lactato sérico e glicemia.

Clínica da intoxicação aguda: absorção de dose excessiva está usualmente associada com sedação, sonolência, fala arrastada, diplopia, disartria, ataxia e confusão mental. Podem ocorrer depressão respiratória e hipotensão arterial.

Descontaminação

  1. Lavagem gástrica: É uma técnica que consiste em infusão e aspiração de líquido (geralmente soro fisiológico ou água morna) do estômago com o auxílio de uma sonda gástrica, com o objetivo de eliminar resíduos de tóxicos ingeridos. ...
  2. Carvão ativado: ...
  3. Descontaminação externa: ...
  4. Hemodiálise:

Em algumas intoxicações, pode-se utilizar antídoto, de preferência dentro de 8 a 10 horas do ocorrido. Medidas de suporte devem ser realizadas de acordo com cada caso de intoxicação como aquecimento do paciente, reposição volêmica, manejo das alterações neurológicas, oxigênio suplementar, etc.

A intoxicação por metais pesados pode ser aguda, é aquela na qual os sintomas surgem rapidamente, algumas horas após a exposição excessiva, por curto período ou crônica, que caracteriza-se por surgimento tardio, em meses ou anos, por exposição pequena ou moderada a produtos tóxicos ou a múltiplos produtos, acarretando ...

As intoxicações medicamentosas podem ser classificadas como agudas ou crônicas e cada droga apresenta um quadro de sinais e sintomas peculiares, de acordo com suas características específicas, incluindo a toxicocinética.

Saiba mais sobre os principais tipos de contaminações na indústria de alimentos

  • Contaminação Biológica;
  • Contaminação Química;
  • Contaminação Física.