Quais são os sintomas mais graves da menopausa?

Perguntado por: mramos5 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Os mais comuns são:

  • ondas de calor ou fogachos;
  • irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo;
  • dificuldade para esvaziar a bexiga;
  • infecções urinárias e ginecológicas;
  • aumentem as queixas de irritabilidade;
  • distúrbios de ansiedade;
  • melancolia, perda da memória;
  • insônia;

E, como todo o corpo começa a mudar, várias mulheres sentem os sintomas, que não são nada fáceis. Em números, cerca de 43% das mulheres sofrem com os sintomas da menopausa e dentre esses sintomas estão: calor excessivo, oscilações de humor, ansiedade, diminuição da libido, secura vaginal e perda da firmeza da pele.

“Os sintomas da perimenopausa (início) podem durar em média quatro anos. Os sintomas associados a esta fase irão diminuir gradualmente durante a menopausa e pós-menopausa (período final)”, explica Rodrigues.

Quando o estrogênio diminui, o cortisol aumenta, e isso dificulta e retarda o processo digestivo. Tudo isso faz com que a comida leve mais tempo para ser digerida, dificultando a evacuação, um dos sintomas principais da constipação.

A queda nos hormônios pode gerar um risco aumentado de osteoporose e doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e hipertensão. Para evitar esses problemas, é importantíssimo manter a saúde em dia, manter hábitos saudáveis e manter acompanhamento de saúde.

Durante a menopausa, o corpo da mulher sofre muitas mudanças, incluindo uma diminuição do estrogénio que resulta num maior armazenamento de gordura, principalmente na região do abdómen. Essa gordura visceral ou abdominal não só é deselegante, como não é saudável e é mais difícil de perder.

É interessante investir, por exemplo, em yoga ou meditação, que ajudam a reduzir esses sintomas psicológicos. Também vale adotar um hobby para distrair a mente e praticar atividades físicas, pois elas reduzem o estresse e controlam o peso corporal, que costuma aumentar durante a fase de climatério. Menopausa precoce.

O cansaço, a indisposição e falta de energia para atividades do dia-a-dia também são comuns na menopausa precoce. Eles acontecem não só devido aos desequilíbrios hormonais, mas também por alterações de humor e pela falta de sono. De forma geral, o cansaço costuma melhorar na fase do climatério.

Desequilíbrio e tonturas
Episódios súbitos de tonturas e perda do equilíbrio costumam se tornar mais frequentes na pré-menopausa. As causas ainda não estão bem esclarecidas, mas, como todos os sintomas da menopausa, há um importante componente da falta de estrogênios.

Esse período pode durar vários anos e é dividido em quatro fases: pré-menopausa, perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

Nessa etapa, as concentrações dos hormônios femininos — estrogênio e progesterona — caem de forma permanente. Quando o assunto são os sinais, para muitas mulheres, a chegada do climatério provoca irregularidades menstruais, hemorragias ou escassez no fluxo.

Ginseng, chá verde, camomila e dong quai são alguns chás que podem ajudar no alívio dos sintomas da menopausa

  1. 1.1. Erva-de-são-cristóvão (black cohosh)
  2. 1.2. Chá de ginseng.
  3. 1.3. Chá de dong quai (angelica sinenses) e camomila.
  4. 1.4. Chá de amora.
  5. 1.5. Chá verde.
  6. 1.6. Ginkgo biloba.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

Então não desista da sua vida sexual. E apesar das alterações hormonais e da perda da libido, a capacidade da mulher sentir prazer ainda existe, só precisa de um empurrãozinho. As mulheres têm a capacidade de ter orgasmo por toda sua vida, e isso não envelhece.

Dores de cabeça, particularmente uma enxaqueca, estão ligadas aos hormônios femininos. É uma das razões pelas quais as mulheres são mais propensas a enxaquecas do que os homens. A pesquisa descobriu que o declínio dos níveis de estrogênio durante a menopausa é a causa dessa enxaqueca menstrual ou dor de cabeça.

Ervas e Especiarias: Incorpore ervas e especiarias em suas receitas, pois muitas vezes têm propriedades anti-inflamatórias. Exemplos incluem cúrcuma, gengibre, canela, alho e alecrim.