Quais são os sintomas do salto de desenvolvimento?

Perguntado por: isales . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Bebês em salto de desenvolvimento costumam ficar especialmente “dengosos”, ou seja, querem ainda mais colo, peito e atenção. Se isso não acontece ou se o contato é interrompido, mesmo que brevemente, é provável que eles comecem a chorar, às vezes até sem parar. Dificuldade para pegar no sono.

Já quando o bebê está passando por um salto de desenvolvimento, significa que ele está aprendendo novas habilidades. Esses são alguns dos marcos que, quando ocorrem, ampliam as perspectivas do bebê. Quando isso ocorre, o bebê experimenta muitas sensações e emoções novas, desenvolvendo os seus sentidos.

Coloque seu filho sonolento ou acordado no berço em vez de ir dormindo; Escureça o ambiente inclusive nas sonecas; Crie um ritual de sono; Mantenha a rotina e hábitos já adquiridos.

Dê conforto e afeto
Especialmente em momentos delicados, como um salto de desenvolvimento, o seu pequeno pode ter mais necessidade de atenção e de contato físico. Logo, dar colo ajudará a confortá-lo.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Tabela do sono do bebê
a partir dos 4 meses, a maioria costuma dormir à noite e passar mais tempo acordado durante o dia. No entanto, é importante destacar que há exceções, pois cada bebê é único. * Inclui cochilos da criança durante o dia.

Para resumir, pense assim: > Pico de crescimento: a criança cresce fisicamente, ganha peso, aumenta de tamanho etc. > Salto de desenvolvimento: a criança se desenvolve cognitivamente, dá os primeiros passos, faz as primeiras demonstrações de personalidade ou fala as primeiras palavras.

Os picos de crescimento costumam ocorrer quando o bebê tem por volta de 7 a 10 dias, de 2 a 3 semanas, de 4 a 6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses, e assim até os 18 meses.

É nesse momento que o bebê passa a sentir todo o cansaço acumulado ao longo do dia, e a única forma de expressar seu incômodo é cair aos prantos. A hora da bruxa atinge crianças a partir dos 15 dias de nascimento e pode permanecer até os três meses de idade.

10 dias

Quanto tempo dura um salto de desenvolvimento? Os saltos normais duram em média de 7 até 10 dias, no maximo que pode chegar é 15 dias!

As pesquisas sobre a biomecânica do salto vêm se intensificando ao longo dos anos. A velocidade do atleta no momento da impulsão é considerada como a mais importante de todas as variáveis (HAY, 1981 p. 344), sendo ela um indicativo do potencial de inércia e de alcance máximo do corpo durante o voo.

Geralmente, uma semana, mas cada bebê tem necessidades diferentes e esse tempo pode variar. De qualquer forma, não são períodos longos. Alguns picos duram 2 dias, outros 7, outros 10.

O que fazer quando o bebê luta contra o sono e chora muito na hora de dormir?

  1. proporcionar um ambiente favorável ao sono;
  2. adotar um ritual relaxante;
  3. ter um momento de conexão entre mamãe e bebê, para aliviar a angustia de separação.
  4. e, acertar o momento certo de oferecer o sono.

Décimo salto: 1 ano e 6 meses
No décimo e último salto, o bebê já é capaz de reconhecer e controlar suas ações. Aqui também começa o período da desobediência. O controle da linguagem ainda não é pleno, mas a criança se esforça para desenvolvê-lo.

Os bebés podem sofrer de stress mesmo antes de nascer. O ritmo de vida acelerado, o stress no trabalho, o trânsito, os atritos em casa ou até mesmo as mudanças no modelo social e familiar podem afetar o sistema nervoso quer da grávida, quer do bebé.

Tristeza, apatia, perda de interesse, agressividade ou choro excessivo, podem ser sinais de que algo não vai bem com seu pequeno. Nesse sentido, para ajuda-lo é necessário buscar um acompanhamento profissional. Em casos de agitação, inquietude e falta de atenção, a terapia pode ser uma grande aliada.

Quando o bebê estiver entre quatro e cinco meses de idade, provavelmente será capaz de manter a cabeça firme e sentar-se com apoio, então esse é o período ideal para estimular essa descoberta. Como vimos acima, por volta dos seis aos oito meses de idade, a maioria dos bebês podem sentar sem apoio ou ajuda.