Quais são os sintomas do NIC 1?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

A infecção pelo HPV ou NIC geralmente não apresenta sintomas, algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer do colo do útero.

Tomando como referencial o Sistema de Bethesda, não foi possível estimar a duração da lesão intra-epitelial escamosa de baixo grau porque não foi possível estimar a duração da NIC 1. A duração das lesões intra-epiteliais escamosas de alto grau foi de 12,5 anos (Tabela 2).

Dado que o principal agente causador da NIC é o papilomavírus humano (HPV), transmitido por meio de relações sexuais, uma dúvida que muitas mulheres têm é se quem tem NIC tem HPV, é e sobre isso que vou explicar.

Leve – É a NIC grau I ou, simplesmente, NIC I. Neste tipo, um terço do colo do útero foi afetado. Geralmente, não precisa de tratamento. Mas é importante o acompanhamento médico para ver se vai evoluir.

É importante ressaltar que nem sempre quem tem NIC tem HPV ou, principalmente, o inverso, pois estima-se que boa parte das mulheres sexualmente ativas já tiveram contato com o HPV, mas não desenvolveram lesões devido à eficiência de seu sistema imune.

A neoplasia intraepitelial cervical (NIC) não é um câncer e usualmente é curável. A maioria dos casos que estão no grau 1 permanece estável ou é eliminada pelo sistema imunológico do indivíduo, sem intervenção médica, embora uma pequena percentagem de casos evolui para um câncer cervical.

A duração média da infecção por HPV ou o intervalo médio entre o seu diagnóstico e o da NIC 1 foi de 4,7 anos, ao passo que para a NIC 2 foi de 4,3 anos. Não foi possível estimar a duração da NIC 1 porque a sua idade média ao diagnóstico foi praticamente superposta à da NIC 2.

Quando a desordenação ocorre nas camadas mais basais do epitélio estratificado, estamos diante de uma Neoplasia Intraepitelial Cervical Grau I (NIC I) – Baixo Grau (anormalidades do epitélio no 1/3 proximal da membrana).

É utilizado um aparelho para queimar os ferimentos na região, em um procedimento feito de maneira segura em um consultório ginecológico, mediante aplicação de anestesia local, o que impede que a mulher sinta dor durante a cauterização. Por isso, o processo é feito de maneira semelhante ao exame de Papanicolau.

Estas são divididas em 3 graus: I, II e III. A NIC I representa lesão com comportamento benigno e em geral não requer tratamento, pois regride espontaneamente na maioria das vezes. A NIC II, considerada de gravidade intermediária, em adolescentes tem comportamento benigno com altas taxas de regressão.

Sim, quem tem o vírus pode engravidar normalmente.

Quando a desordenação ocorre nas camadas mais basais do epitélio estratificado, estamos diante de uma Neoplasia Intraepitelial Cervical Grau I (NIC I) – Baixo Grau (anormalidades do epitélio no um terço proximal da membrana).

A duração média da infecção por HPV ou o intervalo médio entre o seu diagnóstico e o da NIC 1 foi de 4,7 anos, ao passo que para a NIC 2 foi de 4,3 anos. Não foi possível estimar a duração da NIC 1 porque a sua idade média ao diagnóstico foi praticamente superposta à da NIC 2.

Coceira; Dor, ardência ao urinar; Em alguns casos, o sangramento vaginal ocorre após o sexo. É importante que a mulher consulte um ginecologista na presença desses sintomas, pois isso permite a visualização do colo do útero e é necessário um exame mais adequado para identificar a ferida uterina e sua causa.