Quais são os sintomas do estresse no trabalho?

Perguntado por: egil . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Quais os sintomas do estresse no trabalho?

  • irritabilidade;
  • pensamento acelerado;
  • dores de cabeça;
  • dores musculares;
  • ansiedade;
  • isolamento social;
  • depressão;
  • cansaço excessivo;

A principal consequência do estresse ocupacional é a saúde, seja ela física ou psicológica. Um ambiente de trabalho insalubre pode trazer problemas sérios que podem evoluir para doenças como tensões musculares e até mesmo úlceras.

Então posso me afastar do trabalho por estresse? Sim! É possível conseguir o afastamento do trabalho por estresse, porém, para isso será necessário que o trabalhador seja avaliado por um médico e apresente um atestado/laudo declarando que o estresse se tornou um fator de incapacidade para o trabalho.

Você percebe que o emprego está fazendo mal para você
A recomendação não é simplesmente jogar tudo para o alto porque isso pode até agravar a sua situação. O melhor, nesse caso, é fazer um planejamento financeiro e buscar alternativas – um novo emprego, um plano B, algo que faça você ver luz no fim do túnel.

O estresse pode ser desencadeado por diversos fatores. Os mais comuns incluem situações traumáticas, acidentes, luto, desemprego, conflitos sociais, familiares e até mesmo no ambiente de trabalho. Em determinados casos, o estresse também pode ser provocado por influência de alguma doença ou dificuldade no dia a dia.

A queda acentuada de cabelo, a falta de ânimo, os esquecimentos frequentes, a insônia, a ansiedade e até dores físicas, como pontadas no peito, podem ser originadas pelo estresse.

OU ESGOTAMENTO PROFISSIONAL
transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho, tendo como agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacional o Ritmo de trabalho penoso (CID10 Z56. 3) e Outras dificuldades físicas e mentais relacionadas com o trabalho (CID10 Z56. 6).

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade.

Após identificada a síndrome, a apresentação de atestado ao empregador dá direito a uma licença médica por um período mínimo de 15 dias, tempo no qual a remuneração é mantida pela empresa.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.

Como diminuir o estresse

  1. Pratique exercícios físicos. O primeiro passo para desestressar é sair do sedentarismo. ...
  2. Medite. ...
  3. Alimente-se corretamente. ...
  4. Comemore as pequenas conquistas. ...
  5. Procure ajuda de profissional especializado.

Acne, psoríase, dermatite seborreica(caspa), dermatite atópica (dermatite alérgica), eflúvio telógeno agudo (queda de cabelo intensa recente) e urticária (reação alérgica) são apenas algumas das doenças cutâneas que podem ser causadas ou agravadas por conta da tensão emocional.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Quando parar de trabalhar? 3 dicas para saber se é a hora certa

  • Quando já fez um planejamento financeiro. Parar de trabalhar não é algo que você simplesmente acorda num dia e faz no outro. ...
  • Quando a saúde não vai bem. A saúde é o bem mais valioso para o trabalhador. ...
  • Quando tudo está pronto para a aposentadoria.

Porém, a demissão de um colaborador com qualquer tipo de doença ou transtorno mental não é uma prática legal e pode até mesmo significar o risco de processos trabalhistas para a empresa, principalmente se comprovado que a organização foi a causa do transtorno.

De acordo com advogado trabalhista, profissional com diagnóstico de transtorno mental tem direito a licença de 15 dias e a 12 meses de estabilidade a partir da alta médica.

No trabalho a ansiedade pode ter diversas causas. As principais são: prazos apertados, preocupação demasiada e o excesso de responsabilidade. Cada um desses pontos contribui para o surgimento do transtorno que, com o passar do tempo, afeta o rendimento profissional e até mesmo a qualidade de vida de um indivíduo.

É preciso avaliar se o desânimo e estresse têm procedência, e se têm, é necessário dar um encaminhamento para o profissional e avaliar se há excesso de trabalho, um ambiente arrojado demais ou outra configuração que precisa ser ajustada” explica Hermine.