Quais são os sintomas do câncer no intestino?

Perguntado por: areal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Os sintomas do câncer de cólon podem ser facilmente confundidos com outros problemas. O sangramento, por exemplo, pode ser atribuído à presença de hemorroidas as dores abdominais podem ter diversas outras causas entre elas hábitos alimentares e síndrome do intestino irritável.

Conheça os principais sintomas de câncer de Intestino

  • Sangramento nas fezes. Evacuar e perceber sangue nas fezes não é normal. ...
  • Diarreia ou constipação. ...
  • Alterações significativas no formato das fezes. ...
  • Dor abdominal ou inchaço. ...
  • Perda de peso sem motivo aparente.

Outros sinais do câncer de intestino para se atentar
Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia) Sangue nas fezes. Fraqueza. Fezes pretas ou de cor escura.

Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram. Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada.

Os exames de sangue solicitados para ajudar no diagnóstico de câncer colorretal ou para monitorar a doença são: Hemograma completo. O hemograma pode determinar a presença de anemia em função de um sangramento intestinal provocado pela doença.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

Um câncer de intestino identificado no estágio inicial tem mais de 95% de chances de cura. No estágio mais avançado, a sobrevida gira em torno de 60% em cinco anos. Entre 2019 e 2020, segundo o Atlas de Mortalidade do Câncer do Inca, o DF teve 583 óbitos por câncer de intestino.

Pólipo é uma lesão na parede interna do intestino que pode virar câncer em um processo que leva de cinco a 15 anos.

Estádio 4: esse é o estágio mais avançado do câncer de intestino. Nessa fase, a doença está em metástase pelos órgãos distantes, como pulmão, fígado ou ossos. São indicadas cirurgias das metástases e quimioterapia. Nessa fase, 20-30% dos pacientes se curam.

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus).. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.

A colonoscopia é um tipo de exame de imagem seguro e eficaz utilizado para identificar doenças no intestino e no reto.

Quais as causas do câncer de intestino
Geralmente, a doença começa a se manifestar a partir dos 40 anos, e, a cada 10 anos, a incidência aumenta progressivamente. Pessoas que possuem parentes que morreram da doença também têm chances dobradas de desenvolvê-la.

Câncer de intestino
Ele abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon, no reto – final do intestino, e ânus, e pode causar obstruções no trato digestivo, levando ao excesso de gases.