Quais são os sintomas de uma pessoa que tem ortorexia?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 16 votos

Sintomas

  • Recusa a consumir alimentos com conservantes, corantes ou condimentos;
  • Evitar toda possibilidade de consumo de alimentos geneticamente modificados ou com pesticidas;
  • Excluir sal, açúcar e gorduras da alimentação;
  • Obsessão por rótulos de alimentos;
  • Recusa de alimentos fora de sua dieta;

Tipos de ortorexia: ainda sem resposta
Por ser um fenômeno recente, ainda não existe uma classificação que define os tipos de ortorexia existentes e nem tampouco critérios bem estabelecidos para se fechar um diagnóstico.

Prejuízos para o portador
Disfunções como anemia e avitaminose são exemplos de problemas de saúde que podem ser desenvolvidos em decorrência da fixação por alimentos saudáveis. Outro dano inevitável causado pela ortorexia é o isolamento social.

Os ortoréxicos são muito cuidadosos, detalhados e bem organizados, com uma necessidade exagerada de autocuidado e proteção. Já a vigorexia, também conhecida como dismorfia muscular ou “anorexia nervosa reversa” está associada à distorção de imagem corporal em indivíduos do sexo masculino.

Steven Bratman

Se ficou curioso para saber se seu comportamento alimentar é saudável mesmo, saiba que existe um teste para isso. Ele foi desenvolvido pelo médico norteamericano Steven Bratman, que, no final da década de 90, foi o primeiro pesquisador a descrever a ortorexia.

O termo gordorexia é a tradução livre de fatorexia, como foi batizado em inglês. Ao contrário da anorexia, é uma disfunção dismórfica corporal que faz as pessoas que estão acima do peso ou com obesidade se sentirem mais magras ao se olhar no espelho.

Em números absolutos, é um contingente de 70 milhões de pessoas. Entre certos grupos, como atletas, modelos e estudantes da área de saúde, o risco é bem mais alto.

O problema está associado ao estresse e, apesar de apresentar um padrão desorganizado, diferencia-se do transtorno da compulsão alimentar (TCA) por ocorrer exclusivamente à noite, com episódios de urgência alimentar e o condicionamento do sono com o ato de comer.

No entanto, enquanto a anorexia é reconhecida como um mal, a ortorexia tem a desvantagem de ser uma doença "disfarçada de virtude". Uma dieta baseada em alimentos frescos, não industrializados, está longe de ser ruim. O problema é quando isso se torna uma obsessão.

5 consequências de comer muito rápido

  1. Aumento de peso. O cérebro e o estômago trabalham em conjunto para controlar o apetite, mas este processo não é instantâneo. ...
  2. Má digestão. ...
  3. Barriga inchada. ...
  4. Aumento do risco de doenças cardíacas. ...
  5. Aumento do risco de diabetes.

Sem excessos, alguns alimentos possuem boas concentrações de nutrientes, mas, precisam ser controlados com mais ênfase porque podem ter quantidades de substâncias nocivas bem acima do recomendado (calóricas, gorduras, açúcares, sódio, etc), gerando um efeito contrário ao nosso organismo.

Conforme o tempo passa, o paciente começa a sentir cansaço, insônia, dores musculares, queda no desempenho sexual, depressão e desinteresse por atividades que não estejam relacionadas a prática de exercícios físicos.

A ortorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela obsessão por consumir apenas alimentos saudáveis.

A vigorexia é um transtorno dismórfico corporal, classificado no espectro do transtorno obsessivo-compulsivo, que leva o portador a uma autoimagem diferente da imagem real.