Quais são os sintomas de uma pessoa com emocional abalado?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Quais são os sinais e sintomas de estresse emocional?

  • Agitação, frustração e mau humor em níveis exagerados;
  • Sensação de sobrecarga, como se estivesse perdendo o controle;
  • Falta de vontade de estar com as pessoas;
  • Dificuldade em relaxar e sossegar a mente;
  • Sensação de solidão, baixa autoestima.

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal.

Então confira abaixo!

  1. Tenha uma rotina saudável. ...
  2. Pratique atividades físicas. ...
  3. Reserve um tempo para o lazer. ...
  4. Conheça a si mesmo. ...
  5. Organize o seu tempo. ...
  6. Valorize as noites de sono. ...
  7. Faça uma pausa nas redes sociais. ...
  8. Não tenha medo de procurar ajuda.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

Problemas emocionais podem assumir várias formas: depressão, distúrbio alimentar, álcool em excesso ou produtos psicotrópicos ilícitos, automutilação, pensamentos suicidas, etc. Seja qual for a forma, é uma emergência psicológica que pode ser fatal.

Uma pessoa que está emocionalmente desequilibrada apresenta alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras. O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções. O coração sofre quando estamos com ódio ou muito impacientes, podem até ter um infarto, em casos mais graves. Já o pulmão é bastante afetado quando estamos tristes ou com depressão. Nesses casos, a dificuldade de respirar é bastante comum.

O melhor caminho para a ira é estar sob o seu domínio e você ter sempre uma carta de perdão em suas mãos. Se você tem um sentimento contra alguém, perdoe, procure a reparação. Deus nos amou e a Palavra diz que: “[...] Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo” (2 Co 5.19).

O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração. Ele tem o remédio, que é o Seu amor, a Sua bondade e afetividade profunda, que vem do coração do Pai e cura nossas feridas.

Ansiedade contínua e intensa
Alguns fatores podem estar ligados a esse tipo de mal-estar emocional, entre eles, uma maior exposição ao estresse. Também mudanças repentinas de hormônio (gravidez e lactação), e ainda algumas condições físicas (doenças cardíacas, menopausa).

Como já mencionado, os principais sintomas do surto psicótico são alterações comportamentais agudas causadas principalmente por alucinações ou delírios. As pessoas em surto psicótico costumam perder o contato com a realidade e reagem de maneira muito diferente do habitual.

Enfermeiras e cuidadoras de crianças
Esse grupo de profissionais está no topo da lista, com quase 11% que enfrentam a doença. Um dia típico pode incluir alimentação, banho e cuidar de pessoas que são incapazes de expressar gratidão e apreciação, “pois, eles estão muito doentes e muito pequenos para isso.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Quais são as consequências do estresse crônico? Se não devidamente combatido, os efeitos do estresse no corpo podem evoluir para doenças graves, como pressão alta, doenças cardiovasculares e obesidade, e transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares, ao longo dos anos.

Se você consegue focar sua atenção e energia nos seus objetivos de forma constante e motivada, sem que precise de alguém lhe dando forças para isso o tempo todo, você é uma pessoa com muito controle emocional.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, estresse, excesso de preocupações, aborrecimentos, traumas, frustrações e dificuldades para dormir prejudicam o equilíbrio do corpo.

Também chamadas de dores psicossomáticas, dores psicológicas não possuem efeito ou estímulo físico, apenas psicológico, por exemplo, um aperto forte no peito que é originado da angústia ou a saudade que se sente por alguém que se foi.