Quais são os sintomas de uma pessoa carente?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Características das pessoas carentes

  1. Elas possuem necessidade estar perto de pessoas. ...
  2. Elas estão sempre em busca de aprovação. ...
  3. Elas não assumem responsabilidade pela própria vida. ...
  4. Elas buscam um ombro amigo em todo lugar. ...
  5. Elas são ciumentas. ...
  6. Elas estão sempre namorando ou em busca de alguém. ...
  7. Elas são ansiosas.

A carência afetiva pode ser definida como um estado em que a pessoa sente que não conta com afeto, atenção, consideração, reconhecimento e aceitação por parte das outras pessoas. Em função desses sentimentos, é capaz de preferir todo tipo de relacionamento confuso ou falido para não ter que ficar sozinho.

Significado de Carente
adjetivo masculino e feminino Que não tem posses; que não tem nada; carecente: indivíduo carente; bairro carente. Que necessita de alguma coisa; necessitado: sociedade carente de valores. Etimologia (origem da palavra carente).

Uma característica muito comum das pessoas carentes é que, quando encontram afeto de alguém, tornam-se possessivas e controladoras pelo medo da perda. Dessa forma, só vivem em função do outro e descuram tudo o resto na sua vida. Sufocam tanto a outra pessoa que, mais cedo ou mais tarde, ela vai acabar por partir.

A insegurança, o medo da perda e da solidão, assim como a falta de autoconhecimento, faz com que a pessoa desconheça o que lhe faz bem, deixando-a sempre na expectativa e na espera de que o outro preencha ou supra a sua falta de amor-próprio.

Em maior ou menor grau e por um longo ou curto espaço de tempo todos nós sentimos algum tipo de carência, seja a afetiva, física, moral ou espiritual.

O que é carência afetiva? A carência afetiva caracteriza-se por uma dependência acima do normal de outra pessoa. O indivíduo carente sente que precisa do outro para ser feliz e sentir-se amado. Por isso, aceita qualquer tratamento, bom ou ruim, por medo de ficar sozinho.

Carência afetiva e a psicologia
Os psicólogos tem percebido alguns fatores interessantes: As pessoas que se sentem mais privados de carinho podem ser menos felizes; mais solitárias; com mais probabilidade de sofrer de depressão e estresse. Eles têm menos apoio social e menor satisfação com relacionamentos.

É normal ter carência. A necessidade de receber afeto é comum a todas as pessoas, embora em graus distintos. Enquanto algumas gostam de demonstrações constantes de afeto e as usam como medida para determinar se os seus relacionamentos são bons ou não, outras pessoas não sentem essa necessidade com tanta intensidade.

Fatores genéticos e ambientais. Experiências traumáticas como rejeição e maus tratos. Educação muito rígida. Pessoas muito perfeccionistas e inseguras.

Estabeleça limites para as outras pessoas: afaste-se de brigas, recuse-se a ceder à pressão alheia, recuse-se a permitir que os outros descontem as emoções deles em você. Responda "não" quando ouvir um pedido para fazer algo que não queira. Escolha com quem vai falar sobre sua vida.

Dificuldade de estabelecer uma relação saudável, com boa perspectiva de futuro. Foco demasiado nos planos da outra pessoa, e não objetivamente em seus próprios planos e objetivos. Medo de contrariar o/a parceiro/parceira, ou seja, não consegue dizer “não”, mesmo que não concorde com alguma situação.

Quando estamos carentes, buscamos alguém para completar alguma brecha, seja sexual ou emocional. Quando amamos, buscamos alguém para somar sentimentos, emoções e experiências na nossa vida, e não para substituir alguma coisa. Então, repare no seu comportamento e enxergue-o de forma crítica.

A resposta remonta à infância.
Mesmo que a intenção do gesto seja boa, há quem não suporte ser abraçado. Segundo Suzanne Degges-White, psicóloga e orientadora na Universidade de Northern Illinois, nos Estados Unidos, o gosto pelos abraços é uma sensação que se vai formando nas pessoas quando ainda são crianças.

Os abalos emocionais diante das privações vividas podem causar à criança um transtorno de conduta, psicose e até mesmo a depressão. Falta de amor na infância A dependência emocional pode ser resultado de um trauma por abandono, físico e/ou emocional, na infância.

A assexualidade é uma orientação sexual que identifica a pessoa que não sente atração por ninguém.

Apatia: este sentimento, quando ocorre de forma generalizada e uniforme ao longo do tempo, é geralmente devido a um conjunto de condições vitais e deficiências que levam a pessoa a não querer ver ninguém. Um exemplo é viver em um ambiente cotidiano estressante ou ter um emprego com condições ruins.

Além da dificuldade em encontrar tempo, certos aspectos da personalidade de uma pessoa podem impedir novos relacionamentos: como timidez, baixa autoestima, falta de autoconfiança, falta de habilidade social ou tendência ao isolamento. Você precisa encontrar a origem do problema e combatê-lo.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.