Quais são os sintomas de uma gravidez?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

SINTOMAS DE GRAVIDEZ INICIAL

  • Aumento dos seios.
  • Enjoos/vômitos.
  • Mais sono.
  • Mais fome.
  • Aumento da frequência urinária.
  • Maior sensação de cansaço.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

O teste da água sanitária é simples, basta você misturar em um recipiente a urina da mulher com um pouco de água sanitária. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Sinais e sintomas da gravidez silenciosa
Ausência de menstruação, que pode ser confundido com ciclos menstruais irregulares ou longos períodos entre as menstruações; Ausência de crescimento da barriga, sendo mais comum em mulheres que sofrem de obesidade ou são atletas.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

O teste de farmácia pode ser feito a partir do primeiro dia de atraso da menstruação. E assim como o teste de sangue, ele mede o hormônio beta-hCG, mas através da urina. O hCG significa gonadotrofina coriônica humana, e ao decorrer da gravidez, a concentração desse hormônio vai aumentando no sangue e na urina.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

As flutuações hormonais despoletam a produção de um maior volume de corrimento, que pode ir de transparente a um branco leitoso. Por vezes, pode ser espesso e mucoso, o que é normal.

Desta forma, as mulheres com ciclos regulares já podem desconfiar de gravidez com 5, 6 dias de atraso menstrual. Nesse sentido, o ideal é realizar um teste de gravidez para descartar ou confirmar esta possibilidade.

Logo que a mulher entra no período fértil, o estrogênio é o hormônio dominante, e o muco “clara de ovo” ou mais aguado pode aparecer no cotonete. Depois do período fértil, o muco branco tipo pomada retorna e fica assim até a próxima menstruação ou, se houver gravidez, vai até o final da gestação.

O Teste de Gravidez é um app gratuito para Android, que oferece um questionário para aquelas mulheres que desconfiam que estejam grávidas. Ele não é válido como uma ida ao médico ou exame de laboratório, mas ajuda a ter uma noção das chances de estar esperando um bebê, a partir das respostas dadas em sua investigação.

Quando o organismo da mulher se prepara para menstruar, ela pode reter líquido e a barriga ficar mais protuberante. Por isso dizemos que barriga inchada pode ser gravidez quando o atraso é superior à uma semana.

Até quando o atraso na menstruação é normal? O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias).

Segundo Rafaella Torreão, é sim possível que apareçam sintomas da gravidez antes do atraso menstrual, mas é bastante improvável. "É pouco provável que você tenha uma mudança hormonal importante ao ponto de ter sintomas antes de, sequer, ter um atraso menstrual", explicou a obstetra.

Primeiros sinais de fecundação

  1. Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  2. Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  3. Cansaço e sonolência;
  4. Dor de cabeça leve e persistente;
  5. Seios inchados e doloridos.

A alteração da menstruação é um dos principais sintomas da síndrome de ovários policísticos (SOP). A mais comum é a presença de oligomenorreia, que é a menstruação com frequência anormal, em intervalos de mais de 35 dias ou a amenorreia, que é ausência de menstruações no período em que elas deveriam ocorrer.

Logo no início da gravidez, as dores podem se tornar um pouco assombrosas. Cólicas, dores nas costas e até mesmo uma leve dor ovariana durante o período são situações comuns. O útero é um órgão super elástico, na verdade ele é um músculo. A princípio ele tem o tamanho de um punho fechado.

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

As principais formas de fazer a menstruação descer mais rápido são:

  1. Usar anticoncepcionais. ...
  2. Tomar medroxiprogesterona. ...
  3. Tomar primosiston. ...
  4. Suplementar com vitamina C. ...
  5. Remédios naturais. ...
  6. Evitar exercícios físicos vigorosos. ...
  7. Ter relações sexuais. ...
  8. Fazer alterações na dieta.