Quais são os sintomas de uma doença degenerativa?

Perguntado por: aassis6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

As doenças crônicas degenerativas são aquelas que afetam o sistema nervoso central e periférico, tendo como consequência os sintomas de perda de equilíbrio, demência, dificuldade de locomoção, entre outros.

Entre as doenças degenerativas do sistema nervoso está o Alzheimer, uma condição que afeta o cérebro e causa a morte de neurônios, comprometendo a memória, a capacidade de linguagem e o comportamento. Outra doença degenerativa do sistema nervoso é o mal de Parkinson.

Cada vez mais cientistas e médicos estão usando a ressonância magnética para detectar problemas e diagnosticar progressões de doenças degenerativas cerebrais. O método não invasivo, em comparação a tomografia computadorizada e também pela própria natureza do exame, proporciona o estudo.

Confira a lista de doenças neurológicas degenerativas mais comuns e seus principais sintomas:

  1. Mal de Alzheimer. ...
  2. Mal de Parkinson. ...
  3. Esclerose múltipla. ...
  4. Esclerose lateral amiotrófica (ELA) ...
  5. Distrofia muscular. ...
  6. Atrofia muscular espinhal (AME)

Doenças crônico degenerativas são aquelas que, aliadas a um conjunto de fatores, levam à deterioração progressiva da saúde. A sua etiologia é multifatorial e sabe-se que existe uma interação entre comportamento, meio ambiente e perfil genético.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que dispensa os portadores de hepatopatia, doenças neuromusculares degenerativas e hipertensão pulmonar de cumprirem o período de carência para a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez.

O tratamento da Doença Articular Degenerativa é focado no alívio da dor e na melhoria da mobilidade. Isso pode ser alcançado por meio de uma combinação de medicamentos, fisioterapia, exercícios de fortalecimento muscular e perda de peso, quando necessário.

Alguns exemplos de doenças neurodegenerativas são:

  • Doença de Alzheimer.
  • Doença de Parkinson.
  • Esclerose Múltipla.
  • Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
  • Doença de Huntington.

Neuropatia periférica – afeta os nervos nas partes externas, ou periféricas, do corpo como mãos, pés, pernas e braços; Neuropatia diabética – é causada pela diabetes.

“As doenças degenerativas da coluna são doenças que decorrem de processos de desgaste dessas estruturas. Os acometimentos mais comuns são degeneração dos discos intervertebrais, protusões e hérnias de disco, artrose facetária ou artrose da coluna, estenose do canal vertebral e escoliose degenerativa”, afirma.

No caso das doenças degenerativas das articulações, estamos a falar de casos de Osteoartrose, Osteoporose e Artrite. No caso da Osteoartrose (ou só artrose, como é vulgarmente conhecida), é uma doença que afeta principalmente as articulações que suportam peso ou fazem demasiados movimentos: como os joelhos ou os pés.

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA - ELA
A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas.

Quais os tipos de doenças musculares?

  • * Miopatias congênitas.
  • * Distrofias Musculares.
  • * Miotonias e canalopatias.
  • * Miopatias inflamatórias.
  • * Miopatias tóxicas e induzidas por drogas.

DEGENERAÇÃO: São alterações celulares, geralmente reversíveis quando o estímulo cessa, e que podem ou não evoluir para a morte celular. O citoplasma apresenta-se lesionado, com acúmulo de substâncias exógenas ou pré- existentes, o que reduz ou cessa a função celular.

As doenças da coluna podem te afastar do trabalho e ensejar o auxílio-doença no primeiro momento. Porém, essas patologias podem incapacitá-lo de forma permanente para o trabalho. Nessas ocasiões, a aposentadoria por invalidez poderá ser concedida pelo INSS, caso seja constatada a incapacidade na perícia médica.

Veja as dicas abaixo:

  1. Adote hábitos de vida saudáveis. ...
  2. Alimente-se bem. ...
  3. Faça exercícios físicos regulares. ...
  4. Entenda o funcionamento da doença. ...
  5. Siga as recomendações do médico. ...
  6. Alternativas complementares. ...
  7. Sono adequado.

Evitar o uso de substâncias prejudiciais à saúde, como tabaco, álcool e drogas ilícitas. Realizar exames médicos regulares e seguir as orientações do médico em relação à prevenção e tratamento de doenças crônicas. Manter um peso saudável e controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

QUAIS DOENÇAS CRÔNICAS DÃO DIREITO A APOSENTADORIA?

  • Insuficiência cardíaca;
  • Doença arterial coronariana;
  • Cardiopatia isquêmica;
  • Arritmias graves;
  • Doenças valvulares.

Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

R$ 1.320,00

Qual valor do benefício da aposentadoria por invalidez? O menor valor para os segurados da aposentadoria por invalidez é equivalente ao salário mínimo, que atualmente, é no valor de R$ 1.320,00.