Quais são os sintomas de uma apendicite inflamada?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Sintomas de apendicite

  • Dor ou desconforto abdominal sem localização;
  • Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  • Mal estar geral;
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Barriga inchada ou excesso de gases;

As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome. Devido à gravidade do quadro, é preciso estar atento à dor, especialmente se ela começa fraca e difusa e vai se concentrando na parte inferior direita do abdome com o passar das horas.

A apendicite é um processo inflamatório dos gânglios ao redor do apêndice”, explica Rodrigo Fontan, cirurgião do aparelho digestivo. “Em mulheres (a apendicite) pode se confundir com inflamação de trompas, ovário policístico, cisto de ovário ou infecção urinária.

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia. Apendicite pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no adulto jovem e nos homens.

A evolução da apendicite pode ocorrer em 72 horas, quando o problema já alcançou um estágio avançado e a infecção se tornou mais grave, podendo levar o indivíduo a uma perfuração ou formação de bloqueio. Para evitar que isso aconteça, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar apendicite.

Como é a dor de apendicite? A dor da apendicite pode atingir toda a barriga, entretanto o mais frequente é uma dor localizada na fossa ilíaca direita, que é a parte inferior do abdome do lado direito. A dor faz com que a pessoa assuma uma posição antálgica com as pernas flexionadas em direção ao abdome.

Uma outra excelente solução caseira para apendicite crônica é o chá de cebola, pois a cebola possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam os sintomas causados pela apendicite, como dor intensa no lado direito do abdômen. Cozinhar a cebola na água por 15 minutos, depois tampar e deixar repousar por 10 minutos.

A classificação é dividida em fases (0 – 4). A fase 0 representa o apêndice normal, I condiz a um apêndice hiperemiado e edemaciado, II confere ao apêndice dotado de exsudato fibrinoso, III apêndice com abscesso e necrose e IV em um estado de apendicite perfurada.

Durante o pós-operatório imediato deve-se evitar os alimentos ricos em gordura, como snacks, embutidos, frituras, manteiga, molhos e alimentos industrializados ricos em açúcar, já que são pró-inflamatórios, dificultando o processo de cicatrização assim como a digestão.

A apendicite possui causas diversas, sendo que a mais comum é a entrada de um pouco de bolo fecal, ou seja, de fezes, dentro do apêndice, causando a irritação e a inflamação do órgão. Uma infecção gastrointestinal que faz com que uma bactéria invasora entre no apêndice também pode causar a apendicite.

Ela é mais frequente da adolescência até os 30 anos, mas pode surgir em pessoas de todas as idades. Na maior parte dos casos, a apendicite acontece quando há uma obstrução dessa pequena bolsa, geralmente causada por um fragmento de fezes endurecidas.

Ultrassom abdominal
Os profissionais de saúde usam o ultrassom como o primeiro teste de imagem para avaliar uma possível inflamação no apêndice. Neste exame para apendicite, um profissional de saúde aplica um gel na sua barriga e move um aparelho sobre a pele, para criar imagens internas da região abdominal.

"A apendicite é causada por diversos fatores, que incluem constipação intestinal (prisão de ventre), excessos de comida, má alimentação e alimentos com baixo teor em fibra, como: ultraprocessados, fast foods, excesso de massas, doces e carnes vermelhas gordas.

Chá de macela
Modo de preparo: separe 10 g de folhas de Macela e 1 xícara de água fervente. Em seguida, adicione as folhas na água, deixe repousar por, aproximadamente, 10 minutos. Após, coe e beba de 3 a 4 vezes ao dia. Se quiser, pode adicionar um pouco de própolis.

Saiba que uma cirurgia para apendicite custa, em média, R$ 6.000,00. Embora esse preço seja alto, você pode ficar tranquilo.

Apendicite aguda
É a inflamação do apêndice, um tubo que integra a primeira parte do intestino grosso. Assim como os gases, seu principal sintoma é a dor abdominal. Ainda pode haver enjoo, vômito, febre e falta de apetite.

Como é a dor causada por gases? A dor causada por gases normalmente acontece quando os gases estão presos no sistema digestivo, provocando a dilatação do intestino. Essa dor geralmente surge de repente, provocando uma sensação de nó, pontada ou agulhada na barriga, que varia de leve a intensa.

No caso da apendicite supurada, o órgão sofre um rompimento em consequência da inflamação. O paciente sente dor intensa e passa a correr o risco de sepse – infecção generalizada. A doença é muito comum entre 20 a 30 anos de idade, mas pode afetar pessoas de outras faixas etárias.

No hemograma, a alteração mais comum é o nível de leucocitose moderado, até 18.000/mm³, com desvio à esquerda. Se a taxa de leucocitose estiver acima de 20.000/mm³, frequentemente associa-se esta à ruptura do apêndice. No início do quadro, o hemograma pode estar dentro dos padrões normais.

Palpação. A palpação do abdome deve iniciar-se de maneira superficial, com ambas as mãos, e deve ser seguida da palpação profunda. Você deve buscar por massas, órgãos aumentados, áreas de resistência (inflamação de vísceras) ou resistência generalizada (peritonite).