Quais são os sintomas de um tumor na cabeça?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Perda do equilíbrio: pode haver perda de coordenação. Perda de audição: zumbido no ouvido, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Mudança na capacidade de sentir: calor, frio, pressão, um toque leve ou algo afiado. Alterações no pulso ou na frequência respiratória: se o tumor pressionar o tronco cerebral.

Dor de cabeça intensa e com alarmes
A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns do tumor cerebral. Contudo, não é qualquer dor de cabeça, ela precisa ter alarmes. Isso significa que é uma dor diferente das comuns. Ela pode aparecer como uma dor de cabeça nova, em pessoas que nunca tiveram esse tipo de condição antes.

6- Angiografia cerebral
Este exame que detecta um tumor cerebral, também é conhecido como arteriografia. É um raio-X dos vasos sanguíneos no cérebro. A angiografia ajuda o médico a determinar se um tumor está afetando o suprimento de sangue para essa região.

Dores de cabeça: geralmente é o primeiro sintoma e se torna mais frequente à medida que o tempo passa. Pode não melhorar com remédios comuns para dor de cabeça e ser acompanhado por náuseas e vômitos. A dor pode piorar quando o paciente se deita ou abaixa a cabeça.

Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram. Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada.

No entanto, a grande maioria dos tumores não apresenta sintomas em sua fase inicial. Mesmo assim, existem alguns sinais que podem indicar a presença de um tumor, como lesões na pele, nódulos na mama e na próstata, sangue nas fezes, tosse com sangue, perda de peso, sangue na urina, rouquidão sem motivo claro e anemia.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

A dor nociceptiva pode ser causada pelo câncer se espalhando para os ossos, músculos, articulações ou algo que bloqueie um órgão ou vasos sanguíneos. Dor neuropática – causada pela lesão efetiva de nervos; muitas vezes descrita como uma sensação pesada, de queimação, ou de dormência.

Dor de cabeça bem localizada em uma região do crânio (mais uma vez, essa característica pode estar presente em outras formas de dor de cabeça). Dores de cabeça que se agravam à noite e são capazes de despertar o paciente durante o sono.

Dependendo da localização, alguns tumores cerebrais podem apresentar sintomas específicos: Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência.

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

Fatores de risco que levam ao aparecimento do câncer de cérebro. Exposição à radiação ionizante: As situações mais conhecidas são o uso de radioterapia para tratar tumores cerebrais, leucemia em crianças e acidentes nucleares. Em geral os tumores cerebrais surgem 10 a 15 anos após a exposição.

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

Tumores de cérebro podem ser tratados com cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia ou ainda com uma combinação dos três. Embora o tratamento possa prolongar a vida do paciente, a maioria dos tumores cerebrais não é curável.

O exame de sangue completo, muitas vezes, pode trazer indicadores que representem o risco de desenvolvimento de um câncer em seu organismo. Por exemplo, sinais de irregularidade na quantidade de glóbulos vermelhos ou alterações nos glóbulos brancos podem ser indicadores de problemas relacionados com medula óssea.

“Alguns tratamentos quimioterápicos e radioterápicos podem provocar cansaço, dores musculares e falta de energia em alguns dias após a sua aplicação. Os tratamentos hormonais, em especial para tratar o câncer de mama e de próstata, também fazem o paciente sentir muito cansaço no início do tratamento.

A detecção do câncer ocorre por meio de exames de imagem, de sangue e até mesmo físico, como é o caso do autoexame para identificar nódulos nos seios. A seguir conheça alguns tipos de exame para identificar câncer e saiba qual a importância de um diagnóstico mais rápido nesses casos.

No geral, os tumores benignos podem provocar dor ou desconforto em qualquer região do corpo. Se ocorrer no cérebro, ainda que benigno, ele pode se manifestar por convulsões. Dependendo do tamanho, os tumores benignos podem comprimir os órgãos e os tecidos vizinhos.