Quais são os sintomas de um coágulo na cabeça?

Perguntado por: agil . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sintomas da trombose cerebral

  • dor de cabeça severa;
  • visão embaçada;
  • desmaio ou perda de consciência;
  • náuseas e vômitos;
  • comprometimento da fala;
  • perda de controle sobre o movimento em parte do corpo;
  • convulsões;
  • coma.

Inchaço na região em que se formou o coágulo; Vermelhidão e calor no local afetado; Dor ou sensação de peso; Rigidez da musculatura.

Coágulo no cérebro tratamento
em casos severos, o coágulo no cérebro pode causar um acidente vascular cerebral (AVC), podendo deixar sequelas e até mesmo causar a morte.

A angiografia cerebral é um exame realizado para diagnosticar possíveis coágulos e sangramentos no cérebro. É um procedimento invasivo, no qual um cateter é inserido nos vasos sanguíneos e guiado até a artéria carótida.

O tratamento é realizado com o uso de medicamentos anticoagulantes, que ajudam a desfazer os coágulos e impedir sua formação. Por serem medicamentos que interferem no processo de coagulação sanguínea, devem ser utilizados sob prescrição médica, dentro do ambiente hospitalar.

O coágulo de sangue tem cura e o tratamento é feito com medicamentos anticoagulantes utilizados sob prescrição médica.

O próprio corpo irá dissolver o coágulo, lentamente, ao longo de semanas e meses.

O que fazer após uma pancada na cabeça para garantir a segurança e o bem-estar da pessoa. A primeira e mais importante coisa é procurar atendimento médico, mesmo que a lesão leve, para descartar lesões graves. Se a lesão for grave, chame uma queixa ou vá para a sala de emergência imediatamente.

Fraqueza ou tontura
Sentir o corpo ou algum membro muito fraco depois de um tempo após bater a cabeça indica que alguma região do cérebro pode ter sido afetada. A tontura após uma pancada na cabeça, pelo menos nos primeiros segundos, é mais um sinal preocupante.

O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.

Quando um coágulo de sangue se forma, pode ser estacionário (chamado trombose) e bloquear o fluxo de sangue ou se soltar (chamado embolia) e viajar para várias partes do corpo. Existem dois tipos diferentes de coágulos: Coágulos arteriais são aqueles que se formam dentro das artérias.

A dor de cabeça pode ser localizada ou difusa por todo crânio. Ela é geralmente gradual, aumentando de intensidade ao longo de vários dias. No entanto, alguns pacientes com TVC apresentam súbita e explosiva de dor de cabeça. A presença de dor de cabeça associada a alterações na visão sugere hipertensão intracraniana.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas atitudes que podem prevenir a manifestação da doença, sendo elas:

  1. Praticar exercícios ou fazer pequenas caminhadas regularmente.
  2. Manter um peso ideal.
  3. Mover as pernas após muito tempo em repouso.
  4. Utilizar meias elásticas.
  5. Evitar o uso de cigarro.

A trombose cerebral é um tipo de AVC que acontece quando um coágulo de sangue entope uma das artérias do cérebro, podendo levar à morte ou gerar sequelas graves como dificuldades na fala, cegueira ou paralisia.

Quais são os principais sintomas?

  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Normalmente os sintomas do AVC aparecem de uma hora para outra, rapidamente.

Os AVCs silenciosos podem afetar qualquer região do cérebro e são até 10 vezes mais frequentes do que um acidente vascular cerebral convencional. Os pacientes com essas imagens não apresentam os sintomas clássicos de um caso de AVC.

Esse procedimento, portanto, pode variar entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00 ao redor do país, dependendo do médico especialista e do hospital utilizado, principalmente.

A varfarina (Coumadin, Jantoven) faz parte de uma classe de medicamentos chamados anticoagulantes. Esses medicamentos costumam ser chamados de anticoagulantes, mas não “diluem” seu sangue; em vez disso, reduzem a chance de coagulação do sangue ou impedem o crescimento de coágulos existentes.

Existem diversos pontos dentro da caixa craniana que podem acumular um coágulo sanguíneo. Por exemplo, entre o osso e as meninges — membranas como se fossem um 'saco plástico poderoso', que envolve o sistema nervoso central e é encontrada depois do osso.

A heparina dilui o sangue, mas as medicações mais novas que quebram ativamente os coágulos (trombolíticos) podem agir mais rapidamente e podem ser mais eficazes.