Quais são os sintomas de um choque térmico?

Perguntado por: ilima2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Os sintomas mais comuns são a tontura e o rosto gelado, mas também podemos ver tremores, hipotensão ou hipertensão arterial e a própria paralisia facial. Por isso, caso você tenha trocado de ambiente com temperaturas diferentes e teve alguns dos sintomas citados, fique atento porque pode ser perigoso.

Quando você estiver resfriada, uma ducha quente pode ser uma ótima pedida, já que, além de descongestionar as vias nasais, ainda ajuda com possíveis dores de cabeça e enxaquecas. Depois do banho, lembre-se de não se expor a temperaturas muito contrastantes. Agora, é só aproveitar os benefícios!

Sair de um ambiente com ar-condicionado e encarar a alta temperatura da rua não é apenas incômodo para o corpo, como também é algo que pode prejudicar a saúde do sistema respiratório.

Em caso de “FEBRE INTERNA” o paciente tem a sensação de o corpo estar muito quente, apesar de o termômetro apresentar uma temperatura normal. Sem uma elevação da temperatura. O quadro comum é de o paciente apresentar os sintomas conhecidos de febre, tais como: mal-estar, calafrios e suor frio.

Choque térmico provoca baixa na imunidade
Mesmo que seja curto, ele representa uma oportunidade para o vírus invadir o organismo com as defesas em baixa. Idealmente, ao tomar chuva ou se expor a uma corrente de ar frio, é recomendado se aquecer e adotar medias para recuperar o calor perdido.

Os calafrios são desencadeados pela contração involuntária de vários músculos de todo o corpo. O organismo faz isso para que a contração desses músculos ajude no aumento da temperatura corporal.

O choque tem diversas causas: Volume de sangue reduzido, função de bombeamento do coração inadequada ou alargamento (dilatação) excessivo dos vasos sanguíneos.

Há sensores na pele que são responsáveis por registrar a temperatura e determinar nossa sensação de frio ou calor e isso é individual. Sentir frio em excesso ou calor em demasia pode não indicar uma patologia específica, principalmente porque cada ser humano reage de forma própria às mudanças do tempo.

Abaixa a pressão sanguínea
Estudos demonstraram que a imersão em um banho quente pode diminuir sua pressão arterial. Este é um ótimo sistema para quem tem problemas cardíacos e até para quem não tem.

Benefícios de tomar banho pela manhã
Segundo a psicóloga Shelley Carson, de Harvard, o banho matinal favorece a resolução de problemas e a criatividade. Isso se deve ao chamado período de incubação das ideias. Esse é o tempo que leva para chegarmos à solução de alguma questão.

Ao contrário da crença popular, lavar o cabelo não causa gripe e nem piora os sintomas do quadro dessa doença viral. Tomar um banho frio, por exemplo, pode causar desconforto na pessoa, mas não provocar a doença.

Mas especialistas alertam: o uso constante do ar-condicionado, sem os devidos cuidados, pode causar alguns danos à saúde, como dor de garganta e congestão nasal, além de poder agravar outros problemas como asma, rinite alérgica e demais doenças respiratórias.

Um dos principais pontos para quem se pergunta se ar-condicionado faz mal à saúde é a umidade do ar do ambiente em que ele se encontra. A falta de umidade pode trazer problemas respiratórios aos frequentadores do ambiente, enquanto o excesso faz com que bactérias e fungos, como mofo e bolor, possam se proliferar.

Deixe a temperatura próxima a 23ºC
Nos dias de calor não vale exagerar no ajuste do ar-condicionado, combinado? Mantenha a temperatura do seu aparelho entre 21ºC e 23ºC. Essa regulagem é ideal para o conforto e previne as doenças respiratórias ocasionadas pelo choque térmico, já que a variação de clima será menor.

Causas. Mas por que as pessoas podem sentir essa sensação de que estão em estado febril, mesmo se o termômetro diz o contrário? Para os médicos, os fatores relacionados ao estresse emocional e ansiedade estão entre os principais causadores desse problema de saúde.