Quais são os sintomas de triglicérides alto?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Pessoas com triglicerídeos alto não apresentam sintomas. Por isso, é importante realizar exames de sangue periodicamente, sendo esse o único jeito de saber o nível de triglicerídeos.

Conheça as frutas que ajudam a controlar o triglicérides:

  • Ameixa;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Kiwi;
  • Morango.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

As medidas para tratamento envolvem reeducação alimentar, atividade física e uso de medicação da classe dos fibratos. Essas medidas em geral reduzem o Triglicérides num período de 30 dias em 30-50%.

6 dicas para baixar os triglicerídeos altos

  1. Diminuir o consumo de açúcar. ...
  2. Aumentar o consumo de fibras. ...
  3. Diminuir a ingestão de carboidratos. ...
  4. Fazer 30 minutos de exercício por dia. ...
  5. Comer a cada 3 horas. ...
  6. Fazer refeições ricas em ômega 3.

Cafés do tipo espresso ou de prensa francesa não passam por filtragem e, por isso, podem aumentar o colesterol e triglicerídeos em indivíduos em que já tem esses marcadores elevados.

Para quem já foi diagnosticado com taxas elevadas de triglicérides, a nutricionista Joy Bauer explicou que é especialmente importante diminuir a ingestão de carboidratos refinados como o arroz branco.

Alimentos gordurosos, como carne vermelha, leite integral, ovos e outros de origem animal, bem como carboidratos como farinha branca e açúcar, são alguns dos alimentos que podem elevar a taxa de triglicerídeos no sangue se consumidos em excesso.

Psicanalista, sexóloga e nutricionista. Sim. Não há aumento nos níveis de triglicerídeos com o consumo de banana. Lembrando que o consumo de frutas variadas auxilia na redução do colesterol e frações (incluindo os triglicerídeos).

Soja, feijão e amendoim são alguns exemplos de leguminosas que podem ser incluídas no cardápio e ajudam a reduzir os níveis de gorduras no sangue, inclusive de triglicérides.

Consumir sempre carne magra e evitar produtos que contenham muito teor de gordura como o fast-food. Em relação aos embutidos, são um dos principais inimigos para a saúde nesta batalha contra os triglicérides alto. Coma frango ou peru, deixar o salame, a mortadela etc., para ocasiões especiais.

As carnes com gorduras também fazem parte dos alimentos que aumentam os triglicerídeos, principalmente a picanha e a carne de porco. O que não significa, porém, que você não possa mais consumir carne vermelha, basta escolher cortes mais magros como patinho, por exemplo.

Dica 10 para reduzir seus triglicérides: reduza carnes gordurosas. Dica 10 para reduzir seus triglicérides: reduza carnes gordurosas. Picanha, costela, lombo.

O nível de triglicerídeos ideal é abaixo de 150 ml/dL. Acima dessa quantidade, o valor é considerado alto.

Ingerir alimentos ricos em carboidratos e gorduras saturadas pode aumentar a taxa de triglicerídeos. A falta de exercícios e até mesmo a genética podem influenciar na taxa. Isso porque os triglicerídeos alto pode se manifestar através da produção do próprio organismo ou devido à alimentação.

Por fim, apesar de o seu médico ser o responsável por interpretar os valores e direcionar a melhor conduta a ser adotada, não custa nada citar que o valor ideal dos triglicerídeos é inferior a 150 mg/dL. Entre 200 e 499 mg/dL, considera-se o nível alto, e, acima de 500 mg/dL, muito alto.

Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. É muito importante se atentar aos níveis elevados, quando estão acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, uma vez que isto está diretamente relacionado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, algo que pode resultar em doenças cardiovasculares.