Quais são os sintomas de reumatismo nas pernas?

Perguntado por: eboaventura9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Vermelhidão e calor nas articulações: a pele em torno das articulações pode ficar quente e vermelha. Fadiga: pode haver uma sensação geral de cansaço e falta de energia. Febre: em algumas condições, como a febre reumática, pode haver febre baixa. Dor muscular: os músculos podem ficar doloridos e sensíveis ao toque.

O reumatismo afeta regiões como mãos, joelhos, tornozelos, quadris, colunas cervical e lombar.

COMO TRATAR REUMATISMO
Mas há diversas práticas que são comuns no tratamento de doenças reumatológicas como a ingestão de medicamentos para dores e inflamações, fisioterapia, dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, e incentivo a prática de atividades físicas.

Está normalmente relacionada à prática de movimentos repetitivos, como a digitação, ou a uma postura inadequada no dia a dia durante as atividades corriqueiras. No entanto, doenças autoimunes (em que o sistema imunológico ataca o próprio corpo) e infecciosas também podem acometer os tendões, ocasionando as tendinites.

Em casos mais graves, o reumatismo causar dores crônicas nas articulações, além de deformidades ósseas e articulares. Esse grupo de doenças também pode afetar outros órgãos, com sinais como erupções na pele, inflamação nos olhos, dor de cabeça, tontura e problemas de coordenação motora.

A dor nas pernas faz parte de um contexto maior, em que há dor difusa pelo corpo, abaixo e acima da cintura e de um lado e outro do corpo, além de insônia, fadiga, memoria fraca. É comum a associação com depressão, ansiedade. Costuma haver grande sensibilidade dolorosa ao toque de diferentes partes do corpo.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações. Existe uma maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos pacientes não toleram ser “agarrados” ou mesmo abraçados.

Dor é o principal sintoma do reumatismo
Durante uma consulta, é preciso que o especialista avalie a causa da dor para oferecer o tratamento mais adequado, já que a dor presente no reumatismo também é sintoma de outros problemas articulares e ósseos.

– Medicamentos modificadores do curso da doença (biológicos), como adalimumabe, certolizumabe pegol, etanercepte, infliximabe, golimumabe, abatacepte (endovenoso e subcutâneo), rituximabe e tocilizumabe. – Imunossupressores, como ciclosporina, ciclofosfamida e azatioprina.

A doença de Behçet é um tipo grave de reumatismo, em que diversos órgãos são afetados.

Chá de alcaçuz
O chá alcaçuz é rico em glicirrizina e ácido glicirretínico, que são substâncias anti-inflamatórias. Elas agem reduzindo a inflamação e os sintomas como dor, inchaço, sensibilidade e vermelhidão, sendo uma ótima opção de remédio caseiro.

Gengibre. O gengibre é um agente anti-inflamatório utilizado na medicina ayurvédica contra o reumatismo.

Para reumatismo, dor nas articulações, artrite, artrose
1 litro de água. 2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã 3 folhas secas de louro.

Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR. Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

Procure um reumatologista. Pacientes que sentem dores nos ossos, nos músculos e nas articulações, e que muitas vezes vêm acompanhadas de sintomas como inchaço, vermelhidão, sensação de formigamento e dificuldade de movimentar a articulação, devem procurar um reumatologista com urgência.

A doença ocorre em qualquer raça e em qualquer idade antes dos 16 anos, mas os picos de maior incidência estão entre 1 e 5 anos e de 10 a 14 anos de idade.