Quais são os sintomas de refluxo na garganta?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

"O refluxo se manifesta com azia, regurgitação, sensação de bolo na garganta e dor no tórax, por vezes tão intensa que se assemelha à dor de origem cardíaca, da angina ou do infarto do miocárdio. Quando atinge a laringe, pode provocar inflamação local, acompanhada de tosse seca e pigarro freqüente.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

A azia e a queimação no estômago são sintomas comuns de refluxo. Eles podem variar de grau leve até a quadros mais sérios que demandem intervenção cirúrgica. Uma das principais mudanças para quem tem refluxo é alterar o cardápio de alimentos, evitando alguns tipos, além de ajustar os hábitos de rotina.

São recomendados chá de limão e vinagre de maçã, água com limão e chá de gengibre com limão. É possível melhorar um pouco do refluxo com mudança de hábitos simples do dia a dia. Evite as seguintes atitudes: Deitar logo após comer (esperar pelo menos uma hora)

O mais importante é que não esperar muito tempo para procurar um médico quando os sintomas de refluxo aparecem. Se persistirem por mais de uma semana sem que você tenha feitos grandes alterações nos hábitos alimentares, procure um especialista.

Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego
Esses chás ajudam a reduzir sintomas de refluxo, pois tem efeito calmante para o estômago.

Chá para refluxo feito com gengibre
O chá para refluxo gastroesofágico preparado com gengibre também é bem prático. Você precisa de 1 pedaço de gengibre (cerca de 5 cm), uma xícara e meia (chá) de água e açúcar ou mel a gosto. Antes de fazer a bebida, lave o gengibre com uma escovinha para legumes em água corrente.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

A dieta para refluxo gastroesofágico deve ser rica em fibras, frutas, legumes e alimentos integrais. É muito importante evitar o consumo de ultraprocessados e alimentos de difícil digestão ou que deixem o estômago irritado como frituras, refrigerantes e pimenta.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos. Existem remédios que auxiliam na redução da acidez do suco gástrico.

O refluxo pode causar uma sensação desconfortável de queimação no peito, que pode irradiar para o pescoço. Essa sensação costuma ser conhecida como azia. Se você tem refluxo, pode desenvolver um gosto azedo ou amargo no fundo da boca. Também pode fazer com que você expelir alimentos ou líquidos do estômago para a boca.

Se os sintomas vierem acompanhados de náusea, tontura ou falta de ar, ou ainda a dor no peito irradiar-se para o braço ou mandíbula, procure assistência médica imediatamente, pois esses sintomas podem indicar um ataque cardíaco.

Entenda por que o refluxo piora à noite. Quando estão deitadas para o lado direito do corpo as pessoas conseguem arrotar com mais facilidade. Consequentemente, o refluxo também é mais fácil de ocorrer se o indivíduo estiver deitado do lado direito.

Causas do nó na garganta
A sensação pode envolver maior tensão muscular na garganta ou logo abaixo dela, ou pode ser também decorrente de refluxo gastroesofágico. A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos.

Quem tem refluxo pode comer alimentos de origem animal como leite e seus derivados, mas estes precisam ser desnatados. “A gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido, por isso, ao consumir leite ou derivados lácteos, é importante que sejam desnatados.