Quais são os sintomas de quem tem pressão baixa?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Os principais sintomas da pressão baixa são: visão embaçada, fraqueza, taquicardia, sensação de desmaio, sono excessivo, diminuição da energia. É importante ressaltar que a pressão baixa também pode não causar ao paciente qualquer sintoma ou alteração que o faça perceber que há algo de errado com seu organismo.

Quem tem pressão baixa ou teve uma queda súbita deve aumentar a ingestão de líquidos, como água e bebidas isotônicas, não mudar de postura bruscamente e evitar calor excessivo. A ingestão de sal nesse momento também pode ser aumentada. Atividade física ajuda a deixar a pressão controlada.

O sintoma mais comum é uma dor de cabeça “típica”, localizada na nuca, muitas vezes acompanhada de dor no pescoço. É pior quando se está de pé ou sentado e melhora ou desaparece dentro de 20 a 30 minutos depois de se deitar, chamada também de dor de cabeça “ortostática” ou “postural”. A dor costuma ser muito intensa.

Mas uma revisão realizada por médicos de instituições americanas apontou que reduzir o consumo de açúcar pode ser tão ou mais importante do que controlar a ingestão de sal. “Os benefícios da redução do sódio e seu efeito de queda da pressão arterial são mais conhecidos.

As causas variam desde gravidez, desidratação até questões mais graves, como problemas do coração. Em algumas situações, a pressão baixa é normal. Porém, se cair subitamente ou apresentar sintomas constantemente, como desmaios e vertigens, a hipotensão pode ser considerada um problema de saúde.

– Em casos de queda brusca da pressão arterial, é recomendado deitar-se imediatamente numa posição confortável elevando os pés em um nível mais alto do que o coração e a cabeça; – Durma com os pés mais elevados do que o resto do corpo com a ajuda de uma simples almofada.

Consumir diariamente água, para evitar a desidratação e a hipovolemia; Praticar atividade física regularmente, uma vez que a prática ativa a circulação sanguínea e melhora a pressão arterial; Evitar ficar em ambientes muito quentes e úmidos por muito tempo.

Resumidamente, o paciente é diagnosticado com pressão alta quando a pressão sistólica (máxima) está acima de 140 mmHg e diastólica (momento de repouso) acima de 90mmHg. Já a pressão baixa é considerada abaixo de 90/60 mmHg.

Por possuir cafeína em sua composição, o café ajuda a aumentar a frequência cardíaca e, assim, evita possíveis quedas de pressão. Por isso, inclusive, o indicado é tomar uma xícara dessa bebida por dia - sem cometer exageros! O café também é fonte de teína, substância que auxilia no controle da pressão arterial.

Tome cuidado: o uso da dipirona pode provocar quedas de pressão arterial. Pelo mesmo motivo, pessoas com pressão arterial normalmente baixa devem tomar cuidado com o medicamento, consultando um médico antes do consumo.

Em geral, consideramos uma pressão arterial entre 100/60 mmHg e 120/80 mmHg.

Geralmente o paciente que tem pressão baixa não tem restrinção do que comer, ou seja, ele pode comer de tudo. O que ocorre na maioria das vezes é que, ao comer o doce, as pessoas têm o que chamamos de disautonomia, que é um mal estar. Isso ocorre porque o indivíduo não se sente bem com aquele doce.

Estratégias para regular a pressão naturalmente
Assim, é recomendado que mesmo as pessoas que apresentem pressão baixa consumam, até 2g de sódio (ou até 5g de sal) indicados pela OMS e evitem períodos prolongados de jejum, comendo regularmente a cada 3 ou 4 horas.

É comum que algumas pessoas sintam tontura, fraqueza e suor frio que são causados pela pressão baixa, esses sintomas costumam acontecer principalmente nos dias de muito calor. Caso estes sintomas de pressão baixa sejam frequentes, será necessário ter uma consulta médica para avaliar e iniciar um tratamento.

A dica é tomar água, leite ou isotônico. "Pressão baixa, vida longa". O dito popular que sugere que pessoas com hipotensão (pressão arterial abaixo do recomendado) levariam uma vida mais saudável é endossado até hoje por alguns médicos.

Sem sintomas, pico de pressão alta é mais perigoso
Se não houver auxílio de um profissional, o paciente continuará sob o perigo de ter as complicações da hipertensão, como o AVC, o infarto, a demência e a insuficiência renal.

Suco de abacaxi com gengibre e chá verde: receita contém bastante água e minerais, o que ajuda a aumentar a pressão arterial. Além disso, o gengibre é uma raiz adaptógena, funciona para regular o fluxo sanguíneo e tem efeitos anticoagulantes.

Suco de tomate com laranja
O tomate e a laranja são ricos em minerais que ajuda a combater a pressão baixa, especialmente quando é causada pela carência de potássio no organismo. Este suco pode até ser utilizado mesmo na gravidez, não tendo qualquer contraindicação para gestantes.

Efortil age nos vasos sanguíneos e no coração aumentando a quantidade de sangue circulante, melhora o desempenho do coração e aumenta a pressão arterial.

A pressão arterial é considerada normal quando está entre 9/6 e 12/8. Independentemente da leitura da pressão arterial, os profissionais da área da saúde não costumam diagnosticar uma pessoa com pressão arterial baixa, a menos que esteja mostrando outros sinais ou problemas associados com a condição.