Quais são os sintomas de quem tem gordura no fígado grau 2?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os sintomas podem variar de paciente para paciente; no entanto, os mais comuns encontrados em pessoas que sofrem de gordura no fígado grau 2 incluem dor na região do abdômen e inchaço na barriga.

Confira algumas dicas de como eliminar gordura no fígado rápido:

  • Interromper o uso de qualquer medicamento que possa estar provocando gordura no fígado.
  • Perder peso.
  • Controlar o diabetes ou diminuir os níveis de triglicerídeos.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Realizar atividade física com frequência.

Grau 2 – esteatose hepática moderada – são casos de acúmulo moderado de gordura. Grau 3 – esteatose hepática acentuada – nesse caso, há um grande acúmulo de gordura no órgão.

Porém, quando esse índice ultrapassa os 5%, o quadro se torna preocupante e exige tratamento rápido. A prevalência da esteatose hepática varia de acordo com os hábitos das pessoas. Na população em geral, o percentual de pessoas que desenvolvem a doença fica entre 20 e 40%.

Gordura no fígado tem cura? A cura dependerá da causa. Por exemplo, se a causa for hepatite B ou C, uma vez tratada, a esteatose desaparecerá. Já se for álcool ou uso de medicamentos, desaparecerá após deixar o uso.

Suco de abacaxi com couve
Os dois alimentos são fontes de antioxidantes (flavonoides e carotenoides), assim como vitaminas e minerais. Começar o dia com uma bebida dessas é a melhor forma de limpar o fígado e garantir energia para o corpo.

“Mas o ideal mesmo é perder 10% do peso em um período de seis meses”, esclarece a hepatologista Liana Codes, do Hospital Português da Bahia, em Salvador. O período mencionado pela médica tem sua razão de ser. Isso porque diminuir as medidas com muita rapidez é até perigoso para o fígado.

A dieta de um paciente com problema no fígado deve contemplar alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. O leite e os derivados devem ser desnatados. Também deve-se evitar os doces, os alimentos com alto teor de açúcar e as gorduras de origem animal.

Além disso, em pacientes com gordura no fígado não relacionada ao consumo de álcool, o consumo frequente de café contribuiu para a redução da rigidez do órgão. Segundo os pesquisadores, isso indica que a ingestão das bebidas pode prevenir a doença antes mesmo dos primeiros sinais aparecerem.

Entre esses 30% com gordura no fígado, 1% tem risco de desenvolver, a longo prazo, cirrose e câncer de fígado. O índice é pequeno, mas o número de pessoas potencialmente acometidas com esse risco é alto, porque a doença é muito prevalente na população”, explica.

A dor no abdômen, especialmente na parte de cima e do lado direito, também pode ser um sinal de problemas no fígado. Muitas vezes, a dor abdominal pode se estender para as costas (na região abaixo das costelas) ou resultar ainda em inchaço, ardor ou até mesmo febre.

7 Alimentos Que Prejudicam A Saúde Do Fígado

  • Fast food. ...
  • Açúcar e sal. ...
  • Álcool. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Alimentos enlatados. ...
  • Frutos-do-mar.

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Os principais exames para visualizar lesões de fígado são a ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética do abdome. Outro exame útil é a dosagem da alfafetoproteína (AFP), proteína liberada no sangue pela maioria dos tumores hepáticos de natureza maligna.

Como desintoxicar o fígado: dieta, chás e outras opções

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.