Quais são os sintomas de quem tem água no pulmão?

Perguntado por: orezende4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O principal sintoma do edema pulmonar é a dificuldade de respiração, no entanto, outros sintomas podem aparecer, como: suor frio, arritmia cardíaca, chiado ao respirar, dor no peito, extremidades azuladas ou arroxeadas, lábios roxos e palidez.

Caso surjam sinais de que há acúmulo de água nos pulmões, é importante que o médico seja consultado para que sejam feitos exames que permitam identificar a causa do acúmulo de líquido nos pulmões e possa ser indicado o tratamento adequado de acordo com a quantidade de líquidos acumulados e os níveis de oxigênio.

O diagnóstico é feito principalmente por meio do raio-X de tórax associado à análise dos sintomas apresentados pela pessoa, que podem surgir repentinamente ou a longo prazo.

Fisioterapia para água no pulmão
Dessa forma, o pneumologista pode recomendar algumas sessões de fisioterapia respiratória para melhorar a capacidade do pulmão e fortalecer os músculos respiratórios, através de exercícios indicados por um fisioterapeuta.

Não existe tratamento específico para o edema pulmonar, doença grave que pode levar a óbito, mas que também pode ser curada, se receber atendimento rápido e adequado.

Drogas e medicamentos
O consumo de algumas drogas, como heroína ou cocaína podem provocar uma intensa inflamação pulmonar, causando aumento da permeabilidade dos vasos e consequente edema pulmonar agudo. A intoxicação por Aspirina (AAS) também pode levar a um quadro de edema agudo do pulmão.

O edema pulmonar é o acúmulo de líquido no interior dos pulmões, enquanto que a pneumonia é uma reação inflamatória dos pulmões. Ambas as doenças respiratórias apresentam tosse, dificuldade respiratória, e podem ser diagnosticadas por meio de exame clínico, exame físico, radiografias e hemograma.

O espaço entre as costelas e o pulmão é conhecido como "espaço pleural ". O acúmulo de líquido nesse espaço, popularmente conhecido como "água no pulmão", é uma condição que provoca o encolhimento do pulmão, fazendo com que a pessoa sinta diferentes sintomas, principalmente falta de ar e dor.

Para absorver oxigénio, os pulmões mais sensíveis chegam a ficar ofegantes e perdem mais água do que o normal. E aqui chegámos à importância, acima citada, de dar alívio aos desconfortos respiratórios: beber água.

O médico anestesia a área entre as duas costelas e faz uma pequena incisão para inserir o dreno. O dreno é conectado para sucção. Em geral, uma radiografia do tórax Diagnóstico por imagem do tórax é realizada após a inserção do dreno para confirmar sua colocação correta. Complicações graves são pouco frequentes.

A drenagem torácica, também conhecida como drenagem pleural, é indicada em casos de pneumotórax, quando há ar entre as membranas que envolvem os pulmões, e também nos casos de derrames pleurais, quando há líquido ao redor dos pulmões.

Pneumologista para Tratar água no Pulmão.

Tente localizar a “fonte” da dor.
Dessa forma, tente apalpar o peito e localizar a área do desconforto; quando lesionados, os músculos geralmente sofrem espasmos. Caso seja possível encontrar uma área de desconforto, é sinal de que não há problemas com os pulmões e sim com os músculos do peito.

Um pulmão saudável, portanto, é aquele que consegue realizar esse processo de maneira completa e contínua.
...
Em termos físicos, ele deve que apresentar algumas características, como:

  1. tecido altamente vascularizado;
  2. cor clara, em tom avermelhado;
  3. alta flexibilidade e elasticidade.

O edema pulmonar requer tratamento imediato, pois é uma patologia de alta mortalidade, se não for tratada a tempo. Quanto maior o edema, menor é a oxigenação do sangue e, quanto menos oxigenação houver, maior é a falência da bomba cardíaca. Normalmente, o tratamento do edema pulmonar é clínico.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Monitorização dos sinais vitais; administração de oxigenoterapia e de medicações (opiáceos, diuréticos e digitálicos); Manutenção de via venosa pérvia com gotejamento mínimo, evitando sobrecarga volêmica; Monitorização do fluxo urinário.

Como é feito o tratamento
O tratamento para edema pulmonar deve ser iniciado o mais rápido possível, no hospital, com uso de máscara de oxigênio e remédios diuréticos diretamente na veia, como a furosemida, para aumentar a quantidade de urina e eliminar o excesso de líquidos nos pulmões.

Olá, o edema pulmonar pode levar ao óbito por insuficiência respiratória aguda. A cardiopatia hipertrófica pode levar ao óbito por arritmias e pode também gerar edema pulmomar se a doença evoluir ao longo do tempo com insuficiência cardíaca.

Dizemos que um pulmão está comprometido quando ele foi tomado por uma infecção, que é causada, na maioria dos casos, por vírus ou bactérias. Quando o paciente tem mais de 50% do pulmão comprometido, ele passa a correr risco de morte.

Já a falta de ar constante pode ser devido a uma real dificuldade para oxigenar o sangue. A má oxigenação dos tecidos pode ser decorrente de diversos fatores, tais como: baixo nível de oxigênio disponível nas células; obstrução das vias aéreas (como ocorre no desvio de septo);