Quais são os sintomas de quando a pessoa está com verme?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

Existem ainda casos em que a presença e vermes no intestino provocam inchaço da barriga, o que pode causar um ligeiro desconforto na região ao redor do umbigo.

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

Há vermes que também devoram sangue humano e geram anemia e lesão pulmonar, como Necator americanus, enquanto outros prejudicam a circulação e podem predispor elefantíase, a exemplo de Wuchereria bancrofti.

O albendazol é um medicamento anti-helmíntico (helmintos são um tipo de verme) e antiparasitário de amplo espectro indicado para eliminar diversos tipos de vermes e parasitas, principalmente aqueles que vivem no intestino.

Os vermes consomem o alimento que comemos, por isso é provável que um dos sintomas seja a presença constante de fome. Há também alguns outros vermes que se alimentam de glóbulos vermelhos e podem causar anemia.

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

Use um medicamento anti-helmíntico.
Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

As sementes do mamão são extremamente úteis. Elas têm propriedades que podem matar vários tipos de vermes intestinai. O mamão também auxilia na indução da enzima conhecida como “papaína”, que ajuda na remoção de vermes intestinais.

Normalmente, os vermes causam flatulência, diarreia e dor abdominal, os mesmos desconfortos que incomodam quem tem intolerância à lactose. Mas eles ainda podem causar perda de apetite e de peso, tosse, insônia, anemia, excesso de sono, problemas de memória e respiratórios, cansaço e até depressão.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Não existe horário ideal para ingerir o medicamento, mas como o tratamento normalmente é feito por meio de dose única, é importante que a recomendação médica seja respeitada e que não sejam ingeridas outras doses.

As verminoses estão, basicamente, relacionadas às condições sanitárias e aos hábitos de higiene. Por isso, pessoas que vivem em locais com saneamento básico precário devem sim tomar vermífugo pelo menos uma vez por ano.

Albendazol é indicado para o tratamento de uma grande variedade de condições causadas por vermes ou parasitas, especificamente infecções causadas por: Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Taenia spp. e Hymenolepis nana.

As reações mais comuns são um certo desconforto abdominal passageiro. Outros sintomas que constam na bula são: diarreia, náusea, vômito e dor de cabeça. A nitazoxanida geralmente altera a cor da urina, que fica amarelo-esverdeada por causa da coloração natural de alguns dos componentes da fórmula.

Simples e eficiente, o EPF diagnostica não apenas a presença dos parasitas, mas também determina os tipos de vermes.

Apesar dos nomes complicados, a maioria das infestações não é grave. Os casos preocupantes são quando há uma infestação muito severa (muitos bichos no intestino, que podem provocar uma obstrução) ou quando há uma complicação (como no caso do ovo da solitária, que pode ir para o cérebro).