Quais são os sintomas de problemas emocionais?

Perguntado por: dporto3 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

As doenças emocionais, apesar de seu caráter de manifestação física (no corpo), também podem apresentar sintomas psicológicos, que podem incluir ansiedade, irritabilidade, impaciência, fadiga, cansaço, tristeza, perda de prazer e falta de interesse em atividades diárias.

Confira as 5 doenças psicológicas mais comuns, que afetam milhões de pessoas no mundo e exigem muita atenção:

  • Transtorno de ansiedade;
  • Depressão clínica;
  • Anorexia nervosa;
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo;
  • Transtorno Bipolar;

Há anos os médicos sabem que os "analgésicos físicos", como o ibuprofeno, também podem ajudar a aliviar a dor emocional. Essa prática é baseada em estudos experimentais, que mostram que o medicamento de fato tem algum efeito para as chamadas dores sociais.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

As doenças emocionais, também chamadas de psicossomáticas, são sintomas físicos causados por algum nível de sofrimento emocional, isto é, quando uma emoção ou sentimento tem a capacidade de gerar ou agravar uma doença ou sintoma no corpo.

Como manter a calma em tempos de crise

  1. Entender que é normal não estar calmo. ...
  2. Fazer exercícios físicos. ...
  3. Evitar a sobrecarga de informação. ...
  4. Ficar em contato com família e amigos. ...
  5. Procurar manter uma rotina. ...
  6. Ter metas para o período. ...
  7. Pedir ajuda profissional.

O estresse emocional consiste em reações físicas e psíquicas diante de situações inesperadas e, geralmente, negativas. Isso acontece porque o organismo interpreta essas situações como um sinal de perigo, liberando cortisol e adrenalina, hormônios que deixam o corpo em alerta ou pronto para a “fuga”.

A dor emocional se torna física quando aquilo que deveria ser resolvido/suportado na mente acaba desencadeando sintomas e doenças no corpo num processo conhecido como somatização. É como se o individuo tivesse extrapolado seu limite emocional. Dar aos problemas a devida importância ajuda a restabelecer o equilíbrio.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

A dor emocional dura cerca de 10 a 20 minutos, se passar desse tempo na verdade você estará sofrendo por pensar mais do que deveria à respeito de sua tristeza, aumentando assim em sobremaneira a dor, tornando o seu ambiente emocional negativo e até mesmo insuportável.

Uma crise de depressão é quando os sintomas estão em seu pico de intensidade, impossibilitando da pessoa realizar suas atividades cotidianas impactando negativamente em tudo o que vai fazer. As crises se caracterizam principalmente pelo descontrole emocional e a incapacidade da pessoa de lidar com o conflito.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Mudanças no apetite e no peso, fadiga, dores na cabeça e no corpo, tensão na nuca e nos ombros e até imunidade baixa podem fazer parte do quadro de tristeza. FELICIDADE: Vem acompanhada por uma série de hormônios, como a dopamina e a endorfina.

Intensidade - a tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade. Mesmo triste, você consegue fazer as tarefas simples do dia a dia. Já no caso da depressão, o sentimento ruim não passa e afeta vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social.

Sintomas Psicológicos

  1. Estresse;
  2. Ansiedade;
  3. Impaciência;
  4. Problemas de concentração.
  5. Sensação de cansaço ou de pouca energia;
  6. Dificuldade para dormir.

O sistema límbico é na prática o responsável pelas emoções, porém isso é apenas no plano físico, ou seja, hormônios. Mas o ser humano é mais que isso, deve se levar em conta os diferentes níveis de consciência, onde ocorrem a supressão e a acessão destes sentimentos.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.