Quais são os sintomas de problema na tireoide?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Problemas na tireoide provocam sintomas?

  • taquicardia;
  • ansiedade;
  • irritação;
  • insônia;
  • tremor;
  • sudorese excessiva;
  • intolerância ao calor;
  • alterações menstruais;

Índice

  1. Índice.
  2. A Tireoide.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Hipertireoidismo.
  5. Tireoidite Aguda (Supurativa, Piogênica ou Bacteriana)

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida alguma dor, desconforto ou a presença de um nódulo ou caroço na região do pescoço, é possível que seja um indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

O hipertireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Fadiga, sonolência, cansaço, raciocínio vagaroso e dificuldade de memória são apenas alguns sinais de que a tireoide pode não estar funcionando bem.

Alguns casos de problemas na tireoide podem ser acompanhados de dores musculares ou até formigamentos. Isso ocorre pelo dano que os hormônios desregulados geram nos nervos responsáveis pela condução dos sinais elétricos do cérebro ao restante do corpo.

Há sensação de sufocamento, rouquidão, dificuldade para engolir e falta de ar. Tudo isso porque essa condição leva a um aumento da tireoide e endurecimento da mesma. Como os quadros de inflamação na tireoide podem ter diversas apresentações e causas distintas, esse problema também pode ser agudo ou crônico.

O hipertireoidismo, cuja principal causa é a doença de Graves, é a condição na qual existe um funcionamento inapropriado da glândula tireoide (ou tiroide), levando a uma produção excessiva de hormônios.

Exame de TSH: serve para avaliar a tireoide no sangue e analisar o hormônio que possa estar em excesso causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. É o exame inicial para investigação de doenças que acometem a tireoide.

Esse tipo de câncer pode ocorrer em qualquer idade, porém há predomínio entre os 30 e 50 anos. É importante ressaltar que nem todos os nódulos que aparecem na ultrassonografia – exame requisitado para realizar o diagnóstico – vão virar câncer e precisam ser extraídos.

Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.

As clínicas particulares cobram em média de R$ 100 a R$ 200, dependendo da região do país e do tipo de ultrassom. As tecnologias mais recentes, como o tridimensional (3D) ou o Doppler, podem custar mais devido ao alto nível de detalhe que esses ultrassons podem fornecer.

A falta de atividade física, má qualidade de sono, excesso de álcool e drogas, todos estes hábitos ruins impactam no funcionamento do corpo todo por consequência da tireoide também.

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide.

Os nódulos na tireoide podem causar alguns sintomas, dentre eles a dor de garganta ao engolir, sensação de aperto na garganta, além de rouquidão e tosse. A maioria dos tipos de nódulos na tireoide é benigno. No entanto, alguns podem se apresentar como maligno, ou seja, um câncer de tireoide.