Quais são os sintomas de pessoas que tem glaucoma?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Sintomas do Glaucoma

  • Dor intensa nos olhos e ao redor dos olhos;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Dificuldade aumentada para enxergar no escuro;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento da pupila;
  • Enxergar arcos em volta das luzes ao redor;
  • Náusea e vômitos.

Trata-se de uma patologia silenciosa, que em seus estágios iniciais não traz sintomatologia (o paciente não percebe nada). Um dos principais sinais do glaucoma é a perda da visão periférica.

A visão de quem tem glaucoma varia de acordo com o tipo de glaucoma e com seu estágio. Uma pessoa com glaucoma de ângulo aberto inicialmente tem a visão normal, já aquela com glaucoma avançado pode ser completamente cega. O sintoma mais comum, entretanto, é a perda do campo visual.

Sintomas da pressão intraocular elevada

  1. Redução da visão periférica.
  2. Dor intensa nos olhos.
  3. Dor de cabeça.
  4. Vermelhidão nos olhos.
  5. Dificuldades para enxergar.
  6. Náusea e vômito.
  7. Aumento de tamanho das pupilas.
  8. Visão turva e embaçada.

Essa condição pode causar dor de cabeça constante e intensa. O glaucoma não costuma apresentar sintomas iniciais, portanto, se a cefaleia acontecer em uma intensidade muito forte, pode ser que a doença já esteja em um quadro agudo. Há qualquer sintoma de glaucoma, vá até o médico oftalmologista.

Tipos de Glaucoma

  • Glaucoma crônico de ângulo aberto: 80% dos casos de glaucoma são do tipo crônico de ângulo aberto. ...
  • Glaucoma agudo ou de ângulo fechado: ...
  • Glaucoma de pressão normal: ...
  • Glaucoma Secundário: ...
  • Glaucoma Congênito:

Ingerir líquido exageradamente em pouco tempo pode ser prejudicial para quem tem a doença porque aumenta a produção de humor aquoso, com elevação da pressão intraocular. Porém, é importante hidratar adequadamente o corpo e consumir pelo menos dois litros de água por dia, com equilíbrio.

Um dos mitos mais replicados entre os pacientes com glaucoma, segundo o CBO, é que não se pode “forçar” o olho. Alguns pacientes têm medo de que, ao fazerem isso para ler, bordar ou assistir televisão, por exemplo, possam prejudicar a visão, causando aumento da pressão do olho.

“O glaucoma acontece quando existe lesão do nervo ótico, principalmente em função de um aumento da pressão intraocular”, explica a médica. “Em geral, a doença costuma aparecer a partir dos 40 anos.

Sintomas do glaucoma

  1. Perda de visão.
  2. Vermelhidão no olho.
  3. Olho que parece turvo.
  4. Dor de estômago ou vômito.
  5. Dor intensa nos olhos.

De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.

O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intra-ocular. Às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual.

Deficiência visual: conheça os sintomas

  • Visão embaçada.
  • Perda do campo de visão (deixar de ver em algum dos cantos do olho ou sentir que há uma parte “preta” ou embaçada na sua visão)
  • Distorção das formas.
  • Dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz.

Quais são os diferentes colírios usados no tratamento do glaucoma...

  • Beta-bloqueadores. Timolol, Betaxolol, Levobunolol. Dose: uma gota duas vezes ao dia (por exemplo, das 7h às 19h). ...
  • Agonistas alfa-adrenérgicos. Brimonidina. ...
  • Mióticos. Essa classe de medicamentos é representada pela pilocarpina.

Segundo estudos, muitos alimentos podem ajudar a diminuir a pressão ocular, como os chás quentes, o pêssego, que é rico em antioxidantes, carotenoides, vitamina A e C, melhorando a saúde dos olhos.

Também chamada de hipertensão intraocular, a pressão alta nos olhos ocorre quando há acúmulo de líquido dentro do olho — e é mais comum do que se imagina. Ela está associada ao glaucoma, que pode levar à perda total da visão após danos no nervo óptico.

A pressão intraocular elevada é causada por deficiências anatômicas em áreas específicas do globo ocular, que são mais frequente para quem: Tem mais de 40 anos. Possui histórico familiar de glaucoma na família. Foi diagnosticado com diabetes ou hipertensão.

Como leva a uma dor de cabeça súbita e muito intensa, o glaucoma agudo pode ser o responsável pela perda momentânea do equilíbrio completo. Como dito, a dificuldade em enxergar corretamente contribui para a sensação de tontura.

O glaucoma é causado pela elevação da pressão intraocular e, se não tratado, pode causar a cegueira do paciente. Alguns dos sintomas do glaucoma, e isso pode já indicar o estágio avançado da doença, são dores nos olhos, na cabeça e sensação de tontura, devido ao aumento da pressão.