Quais são os sintomas de pessoas com intolerância à lactose?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Sintomas: Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.

Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite. “Como consequência, essa substância chega ao intestino inalterada.

Biópsia do intestino: por ser mais invasivo, é o menos utilizado, isso porque é preciso retirar uma pequena amostra do intestino para ver via microscópio a presença ou ausência de células específicas contendo a enzima lactase em sua superfície.

Não é incomum, ao longo da vida, o paciente perceber uma certa piora nos sintomas apresentados após consumir produtos lácteos. Às vezes, os sintomas surgem somente após a segunda ou terceira xícara de café com leite, ou em um dia em que o consumo de laticínios foge da rotina.

O que fazer durante uma crise de intolerância à lactose?

  1. Beba muita água.
  2. Aproveite os benefícios dos chás.
  3. Consuma alimentos verdes.
  4. A suplementação de lactase na dieta: características e benefícios.

Os desconfortos normalmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham a lactose e podem levar de 6 a 12h.

Quem tem intolerância à lactose pode comer ovo? Sim. Apesar de serem enquadrados em um mesmo grupo de alimentos por terem origem animal, eles são compostos por substâncias diferentes. O ovo não possui lactose como os laticínios, ingrediente nocivo aos intolerantes, portanto, está liberado na dieta sem lactose.

Se o seu caso for somente intolerância a lactose, não tem problema tomar o cafe, com moderação, pois seu consumo exagerado pode causar gastrite e refluxo. Procure seu gastroenterologista para maiores esclarecimentos.

Pode parecer estranho à primeira vista, mas a banana verde pode, sim, ser uma grande aliada na substituição de alimentos lácteos mais consistes, como o creme de leite, por exemplo.

Porém é muito importante que os portadores dessa doença comam outros alimentos ricos em cálcio para suprir a necessidade desse mineral, como feijão, ovo, couve, espinafre, sardinha e queijo de soja.

As pessoas com intolerância à lactose podem sentir desconforto após consumir leite e derivados. Os sintomas podem ser dor abdominal, estufamento abdominal, gás, diarréia e náuseas. Os sintomas de intolerância à lactose podem ser manejados com alterações dietéticas.

“Geralmente são os médicos nutrólogos, gastroenterologistas ou nutricionistas que acompanham os pacientes com intolerância à lactose. Mas qualquer médico pode acompanhar o paciente por meio de exames periódicos”, explica o profissional.

O primeiro custa cerca de R$ 255 e o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose durante duas horas. O laboratório coleta cerca de quatro amostras de sangue nesse intervalo de tempo para medir o nível de glicose (se ele não aumenta, é porque a lactose não está sendo digerida).

Sim, a intolerância à lactose é uma das causas da tontura. O ouvido responde rapidamente as alterações de açúcar do sangue e uma das causas dessa oscilação é a intolerancia à lactose. Caso você tenha zumbido e sintomas gastrointestinais, com cólica, estufamento e gases, a intolerância à lactose deve ser investigada.

Café da manhã fora de casa sem lactose

  1. Café da manhã 1. 1 xícara de café com bebida vegetal + 1 fatia de pão integral com pasta de tofu com azeitonas e nozes + 1 taça de salada de frutas com granola.
  2. Café da manhã 2. 1 copo de suco de laranja + 3 torradas integrais com geleia de frutas + mix de castanhas.
  3. Café da manhã 3.

Sentiu a barriga inchada e com muitos gases depois de consumir algum produto lácteo? Você pode ter intolerância à lactose. Esse é um problema muito comum!

Beba um chazinho
Se esqueceu da intolerância e abusou dos derivados do leite? Para tranquilizar o estômago, aposte num bom e velho chá medicinal. Camomila, erva-doce e hortelã são opções perfeitas para acalmar a barriga, ainda mais se produzidos com folhas naturais.

Ela explica que um dos gases que pode ser produzido por essa fermentação da lactose mal digerida é o metano: "E quando ele cai na corrente sanguínea, pode provocar dores musculares, irritabilidade e dor de cabeça".