Quais são os sintomas de labirintite emocional?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os sintomas de uma crise de labirintite emocional são semelhantes aos de uma labirintite comum, sendo os principais:

  • Náuseas e tonturas;
  • Zumbido constante no ouvido;
  • Dificuldade para ouvir ou perda momentânea da audição;
  • Sensação de ouvido entupido;
  • Desequilíbrio.

No geral, os sintomas da labirintite são os seguintes:

  1. tontura e vertigem;
  2. náusea;
  3. perda de audição;
  4. zumbido no ouvido;
  5. desequilíbrio;
  6. sensação de estar caindo;
  7. vômito;
  8. transpiração excessiva.

O labirinto é uma estrutura óssea localizada na parte interna de ambos os ouvidos. Sua infecção é o que chamamos de labirintite. Em algumas situações, a doença é causada por desiquilíbrio emocional e por isso que ela é chamada de labirintite emocional.

Durante uma crise de labirintite, é importante manter-se calmo, geralmente ficar deitado em uma posição confortável (de lado geralmente costuma ser melhor); evitar chocolate, café e álcool; suspender o tabagismo; evitar luzes de forte intensidade; e assim que possível procurar o atendimento médico especializado.

A tontura que acompanha ansiedade é normalmente descrita como sensação de atordoamento ou sensação de estar enjoado(a). Pode existir uma sensação de estar girando. Você também pode sentir que está oscilando mesmo estando parado(a).

“Dependendo da pessoa, a labirintite pode levar a quedas, perda da consciência, restrição de atividades, redução da qualidade de vida. Há casos em que uma crise aguda de vertigem pode estar relacionada a um derrame ou AVC, aí sim é grave, mas isso não é o mais frequente”, explica.

Uma crise de labirintite pode passar em alguns minutos, mas dependendo da intensidade da crise, os sintomas chegam a durar horas e até mesmo dias.

O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para ao diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintite”.

Labirintite é uma infecção em uma estrutura delicada (o labirinto), localizada na parte mais interna do ouvido e que controla a audição e o equilíbrio. A maior parte dos casos são decorrentes de uma infecção viral, que faz com que o labirinto fique inflamado.

Em algumas pessoas, a "labirintite" pode causar dor de cabeça por excesso de tensão muscular. Em algumas pessoas, ainda, as dores de cabeça, em especial, a Enxaqueca e as dores no pescoço podem gerar "labirintite".

Os três principais inimigos do ouvido interno são o açúcar, o sal e a cafeína. A ingestão de açúcar em excesso pode interferir nas estruturas do labirinto, fazendo com que ele mande mensagens erradas ao cérebro. O sal está relacionado ao aumento da pressão nos vasos, o que também pode perturbar o labirinto.

Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.

Sintomas de labirintite
O principal sintoma são as tonturas e vertigens. Na vertigem rotatória clássica, a sensação é que o ambiente gira ao redor do corpo, ou que este roda em relação ao ambiente. Na tontura, a sensação é de desequilíbrio, instabilidade, de pisar no vazio, de queda.

Tonturas, náuseas, dores de cabeça, sonolência e fraqueza não são propriamente sintomas de labirintite, uma vez que alguns deles não são característicos dessa patologia. Os sintomas clássicos da labirintite podem ser: Tonturas (sensação de perda de equilíbrio e queda, como se a pessoa deixasse de sentir o chão);

O que fazer durante uma crise de labirintite?

  1. Deite e descanse quando os sintomas se manifestarem.
  2. Retorne à atividade gradualmente.
  3. Evite mudanças de posição repentinas.
  4. Não tente ler quando os sintomas surgirem.
  5. Evite luzes fortes.