Quais são os sintomas de inflamação no olho?

Perguntado por: lcrespo4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Os principais sintomas são dores e incômodos na região, vermelhidão, sensação de cisco nos olhos, fotofobia e coceira. Além disso, o problema possui diversas causas e também pode ser um indicativo de outras doenças, desde conjuntivite e terçol, até questões mais sérias, como glaucoma.

Assim como há diversas causas, há também diferentes tipos de inflamação dos olhos, sendo eles neurite óptica (inflamação do nervo óptico), ceratite (inflamação da córnea), uveíte (inflamação da úvea) e esclerite (inflamação escleral). Ou seja, cada tipo corresponde a uma parte do olho.

O que fazer para aliviar o inchaço nos olhos
Higienize os olhos com água corrente para retirar secreções e aliviar a coceira. Não use colírios sem prescrição do oftalmologista. Faça compressas frias para reduzir os sintomas e o inchaço. Suspenda o uso de lentes de contato temporariamente.

1) Use gelo ou colheres geladas na região
O truque com gelo é um dos mais conhecidos para amenizar o inchaço dos olhos, mas vale ser lembrado para quem quer uma ajuda rápida para disfarçar o problema e não sabe por onde começar. Basta separar dois cubinhos pressioná-los um em cada olho por alguns minutos.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Entre as principais causas estão algumas doenças dos olhos com calázio, hordéolo, neurite óptica e entre outras. Essa dor costuma ser descrita em consultório de formas diversas e, por mais que possa ser um incômodo desconhecido para algumas pessoas, também pode estar mais presente no dia a dia de outras.

O tratamento para inflamação do nervo óptico pode ser feito com medicamentos corticosteróides para reduzir a neuroinflamação, ou cirurgia para descomprimir o nervo óptico, que podem ser necessários em casos oncológicos.

Dificuldade em abrir o olho; Produção excessiva de lágrimas; Dor intensa ou sensação de queimação no olho; Visão turva ou embaçada.

1) Mantenha seus olhos sempre limpos; 2) Molhe uma gaze com soro fisiológico armazenado em geladeira para limpar os olhos; 3) Passe a gaze molhada no sentido do canto do olho para fora; 4) Utilize uma gaze nova para cada olho.

As principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos no Brasil pelos oftalmologistas, são:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Conjuntivite;
  • Retinopatia diabética;
  • Degeneração macular relacionada à idade;
  • Erros de refração.

Infecções oculares ocorrem quando microrganismos nocivos — bactérias, fungos e vírus — invadem qualquer parte do globo ocular ou tecidos vizinhos, incluindo a superfície transparente frontal do olho (córnea) e a fina membrana que reveste o exterior do olho e a parte interior das pálpebras (conjuntiva).

O incômodo tem razões variadas, como entrada de corpo estranho no olho, reação alérgica, síndrome do olho seco, etc. A primeira medida, para resolver o problema, é lavar o olho com água mineral gelada.

Alergias Oculares
Pólen, poeira, pêlos de animais, alguns colírios e soluções para lentes de contato são alguns dos alérgenos oculares mais comuns. Uma reação alérgica a maquiagem também pode provocar o conhecido inchaço nos olhos.

Água e açúcar: É comum que um copo de água com açúcar seja oferecido a uma pessoa nervosa, não é verdade? Há controvérsias sobre sua eficácia como calmante, mas, para aliviar a vermelhidão dos olhos, essa combinação é eficiente, desde que preparada corretamente.

A recomendação é entrar em contato com um oftalmologista, que, na maioria dos casos, vai indicar colírios específicos e pomadas. No entanto, para aliviar a ardência, o portador pode lavar a região dos olhos com soro fisiológico ou shampoo infantil e aplicar compressas de água fria ou morna sobre os olhos fechados.

Para lavar o olho com muitas secreções, molhe uma gaze com soro fisiológico armazenado previamente em geladeira e passe no sentido do canto do olho para fora. Não se esqueça de usar uma gaze para cada olho, para evitar contaminações. O mesmo processo deve ser realizado após uma cirurgia ocular.