Quais são os sintomas de inflamação na bexiga?

Perguntado por: grodrigues5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Isto posto, os principais sintomas da inflamação na bexiga, são:

  • Vontade frequente para urinar, porém com pouco volume de urina;
  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Urina escura, turva e com cheiro muito intenso;
  • Dor no fundo da barriga ou sensação de peso;
  • Mal-estar geral ou fraqueza no corpo.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite). Outros microorganismos também podem provocar cistite.

Ardência ao urinar; Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga; Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina.

Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção. É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia; Urocultura ou cultura da urina.

A bexiga se localiza na parte inferior do abdômen (sínfise púbica) – nos homens, situa-se logo à frente do reto; nas mulheres, à frente da vagina e abaixo do útero.

Os melhores chás para infecção urinária são os de urtiga, pariparoba, erva-de-bicho, java, cavalinha, camomila, cabelo de milho e folha de abacate.

Fatores que acarretam a infecção urinária

  1. pouca ingestão de água.
  2. poucas idas ao banheiro para urinar.
  3. má higienização após evacuar.
  4. má higienização após urinar.
  5. má higienização após relações sexuais.
  6. alterações no hábito intestinal como diarreia ou constipação.
  7. infecções vaginais (vulvovaginites)
  8. stress.

Ardência ao urinar. Dores na bexiga, nas costas (região lombar) e no baixo ventre.

Urina turva com cheiro intenso e desagradável; Dor abdominal ou sensação de peso no fundo da barriga; Febre de até 38ºC.

Esse é um tipo de infecção urinária extremamente perigosa. Potencialmente grave, o problema pode, caso não seja tratado de forma adequada, evoluir para uma doença renal crônica.

Em certos casos, a dor no útero pode ser confundida com dores na bexiga, em razão da proximidade entre esses dois órgãos. Assim sendo, para diferenciá-las, a mulher precisa observar a presença de outros sintomas típicos de problemas uterinos, tais como: Sangramento. Corrimento de cor esverdeada, amarelada ou ...

Pode ocorrer perda involuntária de urina; Dificuldade na passagem da urina, durante os primeiros segundos de micção; Urgência e aumento da frequência urinária; Dor e irritação na vagina durante o contato sexual.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Sangramento visível na urina; desconforto ao urinar, como dor e ardência; aumento da frequência ou urgência em urinar são sintomas para acender o alerta de um possível câncer de bexiga, órgão que armazena a urina antes de ser eliminada do corpo.

Exame BTA. Esse exame avalia uma substância na urina denominada antígeno associado ao tumor da bexiga (BTA). Immunocyt. Esse exame examina as células na urina quanto à presença de substâncias como a mucina e o antígeno carcinoembrionário (CEA), que frequentemente são encontradas nas células cancerígenas.

Quais os tipos de problemas na bexiga e como se manifestam?

  • Bexiga caída. Pode afetar até 20% das mulheres no mundo inteiro. ...
  • Cistite. ...
  • Síndrome da Bexiga Dolorosa. ...
  • Bexiga Hiperativa. ...
  • Incontinência urinária. ...
  • Qual médico é indicado para o tratamento?

Beba mais água. Ao beber mais água, você mantém sua urina mais diluída, abundante, o que a fará urinar com mais frequência, limpando todo o trato urinário e, assim, eliminando impurezas e bactérias nocivas que podem causar a infecção urinária e outras doenças.

Por exemplo, os mais comuns são:Cefalexina, Ciprofloxacino, Amoxicilina, Doxiciclina, Sulfametoxazol-trimetoprim; Antiespasmódicos e analgésicos para aliviar os sintomas. Aqui, podem ser recomendados medicamentos como o Buscopan; Antissépticos, que também ajudam a eliminar a bactéria e aliviar os sintomas da cistite.