Quais são os sintomas de gases no coração?

Perguntado por: dsantana9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Como saber se são gases presos?

  • Azia;
  • Arrotos frequentes;
  • Fisgada no peito;
  • Estômago alto;
  • Dor na barriga;
  • Sessão de peso no estômago.

O estado agudo do quadro dura cerca de cinco minutos, mas em alguns pacientes se estende por até 20. Os sintomas são crescentes e geralmente pioram de forma gradativa por várias horas.

Gases e problemas gastroesofágicos
Pessoas que lidam com prisão de ventre, por exemplo, sofrem o acúmulo de gases no intestino, o que provoca um aperto nos órgãos adjacentes e pode gerar fortes pontadas no peito. Assim como os gases, outros problemas gastroesofágicos podem causar dores na região.

O excesso de gases no intestino e estômago pode gerar sintomas além da dor, tais como arrotos frequentes, azia, falta de ar, prisão de ventre, cólica intestinal, barriga dura, perda de apetite e até uma fisgada no peito.

Pontada no coração pode ser ansiedade
A ansiedade e o estresse podem causar pontada no coração pois a tensão muscular comprime as costelas e aumenta os batimentos cardíacos que podem ficar bem acelerados.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Sendo assim, não há um exame que diagnostique o infarto, mas sim as lesões sofridas no tecido cardiovascular. O principal exame solicitado pelo cardiologista é o indicador da Troponina T e I, que dirá se há alguma lesão no músculo cardíaco.

Como saber se é gases ou infarto? Quem estiver tendo um infarto vai ter uma dor ou um aperto no peito próxima à boca do estômago, não em cima do coração. Diferente do excesso de gases no corpo, que pode ser manifestada como uma ardência na mama esquerda, uma espécie de “agulhada” na região.

Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

Os gases são produzidos enquanto o organismo decompõe alimentos. Com isso, eles se acumulam no intestino. Esse processo cria pressão no abdômen, que precisa ser aliviada por meio de peidos e arrotos.

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Conheça agora os cinco gases poluentes atmosféricos mais perigosos:

  • PM2.5. As PM2,5 são partículas finas invisíveis a olho nu, embora sejam perceptíveis como névoa em áreas altamente poluídas e presentes dentro e fora de casa. ...
  • Ozônio ao nível do solo. ...
  • Dióxido de nitrogênio. ...
  • Carbono Negro. ...
  • Metano.

Principais sintomas de infarto

  • Dor torácica. A dor torácica é um dos primeiros e mais comuns sinais de infarto — especialmente para os homens. ...
  • Falta de ar. A falta de ar e a dificuldade em respirar podem indicar um problema no pulmão, como a asma. ...
  • Tontura. ...
  • Fadiga. ...
  • Náusea, falta de apetite e indigestão. ...
  • Suor frio.

A pontada no peito que piora quando você faz esforço físico e/ou dura mais de 20 minutos, tem sintomas como falta de ar, tonturas, suores frios, dificuldade para respirar e dor de cabeça intensa precisa de atendimento de emergência.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Os sintomas de infarto são dor ou aperto no peito, irradiação para pescoço ou dorso, aperto na garganta, formigamento no braço especialmente esquerdo, náuseas, sudorese e, menos frequente, palpitações, tontura e desmaio”, esclarece Dr.

De maneira geral, a angina ou dor de infarto do miocárdio (coração) é uma dor em aperto ou queimação que aparece de repente, na região do peito (mais à esquerda) e pode irradiar-se para o queixo e para os braços (mais frequentemente o esquerdo) e para a parte alta das costas, a depender da região do coração acometida.