Quais são os sintomas de fósforo alto?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

O excesso de fósforo no organismo pode provocar calcificação cardiovascular, calcificação dos tecidos moles, osteopenia (diminuição da massa óssea), anemia, hipertensão, coceira (pode levar a lesões cutâneas graves) e disfunção sexual, além de confusão mental e sensação de peso nas pernas.

A atuação do fósforo nos ossos
Agindo em conjunto com o cálcio, ele fortalece a estrutura óssea, tornando-a mais resistente a desgastes. Ele também possui um papel importante para a saúde das gengivas, além de ajudar a preservar o esmalte dos dentes.

A hiperfosfatemia é tratada por meio da diminuição do consumo de fósforo na dieta e da redução da absorção de fosfato no trato digestivo (esse último, por meio de medicações).

Tratamento da hiperfosfatemia
Em pessoas com disfunção renal, a hiperfosfatemia é tratada por meio da diminuição do consumo de fosfato e da redução da absorção de fosfato no trato digestivo. Os alimentos que são ricos em fosfato, tal como leite, gema de ovo, chocolate e refrigerantes devem ser evitados.

Valores normais: Crianças: Sexo feminino: 3,9 a 6,1 mg dL (1,25 a 2,00 mol/L). Sexo masculino: 3,8 a 5,9 mg/dL (1,22 a 1,90 mol/L). Adultos: Sexo feminino: 2,3 a 4,3 mg/dL (0,74 a 1,40 mol/L).

Alto teor de fósforo: sardinha, frutos do mar, miúdos, lingüiça, salsicha, presunto, mortadela, salame, peito de peru. Leite e derivados – queijos, iogurte, doce de leite, sorvete, chocolate. Oleaginosas – amendoim, castanha, nozes e avelãs, todas com alto teor de fósforo. Ovos.

Os valores entre 2,30 mg/dL e 4,70 mg/dL estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 4,70 mg/dL: são altos.

O excesso de fósforo é identificado como hiperfosfatemia e pode causar hipertensão, confusão mental, parestesias nas extremidades do corpo (alterações do nível de sensibilidade) e formação de cristais de fosfato que podem bloquear artérias causando prejuízos à circulação sanguínea e levar à arteriosclerose, derrames e ...

O mineral exerce diversas funções essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ele está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, participa ativamente do metabolismo dos glicídios e atua na contração muscular.

3 – Carne de porco
Costeletas de porco contém a menor quantidade de fósforo, enquanto o lombo de porco contém mais.

Infelizmente, não há nenhuma alimentação que seja isenta de fósforo. Na verdade, o fósforo está intimamente ligado à proteína. Tal como aprendemos, a proteína desempenha funções importantes no nosso organismo, como na construção de músculos.

Nessa situação não há cura e a pessoa com essa doença na forma terminal deve fazer um tratamento que substitua os rins e possibilite a manutenção da vida. Esse deve ser feito, na maioria dos casos, pelo resto da vida. As opções são: transplante renal, diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração.

Contudo, tal como os fosfatos, o fósforo participa em várias funções essenciais, tais como, formação óssea juntamente com o cálcio, reações químicas de libertação de energia, sistema tampão fosfato no liquido intracelular e túbulos renais e faz ainda parte dos ácidos nucleicos, ADN e ARN.

Com o exame fósforo, é possível encontrar problemas como insuficiência renal, menopausa e hipotireoidismo. Este exame não necessita de agendamento.

ABACATE

ABACATE: Rico em ferro, fósforo e cálcio. Vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Indicado no tratamento dos rins, diurético, usado contra caspas e queda de cabelo.

Já as frutas, os legumes e as hortaliças, como abóbora, tomate, cebola, morango, banana, pera, laranja e mamão, contêm baixo teor de fósforo.

Carnes em geral: Embora o fósforo esteja presente nas carnes, em algumas delas ele aparece em maior quantidade. É o caso da sardinha, da linguiça, do peito de peru e do presunto.

A causa comum de hiperfosfatemia é insuficiência renal avançada; hipoparatireoidismo e pseudo-hipoparatireoidismo são causas menos comuns. A maioria dos pacientes é assintomática, mas aqueles que também são hipocalcêmicos podem ter tetania.