Quais são os sintomas de doenças nos rins?

Perguntado por: emorais6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Atenção se apresentar um dos seguintes sinais ou sintomas:

  • Hipertensão arterial.
  • Diabetes melitos.
  • Inchaço nas pernas ou no rosto.
  • Cólica renal.
  • Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia)

O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

Urina rosada ou vermelha
Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

Os principais fatores de risco para as doenças renais crônicas são: Pessoas com diabetes (quer seja do tipo 1 ou do tipo 2). Pessoa hipertensa, definida como valores de pressão arterial acima de 140/90 mmHg em duas medidas com um intervalo de 1 a 2 semanas. Portadores de obesidade (IMC > 30 Kg/m²).

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas.

Os indivíduos com insuficiência renal crônica e aguda podem sentir dor, que é causada pela lesão real ou potencial dos tecidos. A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura).

Os sintomas dos dois tipos são bem parecidos: dores nas costas, na região da lombar; cólica renal; sangramento na urina (porque o cisto pode sangrar), e náusea. Para confirmar o diagnóstico, um simples exame de urina pode acusar a presença de hematúria microscópica, um sangramento que não pode ser visto a olho nu.

Hemograma completo.
Com menor frequência o paciente pode apresentar aumento das hemácias, o que se denomina policitemia, porque o câncer de rim produz um hormônio (eritropoietina) que faz com que a medula óssea fabrique mais glóbulos vermelhos.

Nos casos mais avançados da doença, podem ocorrer sintomas como perda de peso, cansaço, fraqueza, perda do apetite, dor óssea e incapacidade de urinar. Contudo, esses sintomas também são comuns em outras doenças como infecção urinária, aumento benigno da próstata, bexiga hiperativa e pedras nos rins e bexiga.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.

A irritação provocada pela infecção ou pela passagem de um cálculo renal (se estiver presente) pode causar espasmos dos ureteres. Se os ureteres apresentarem espasmos, as pessoas podem sofrer episódios de dor intensa (cólica renal).

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

Amarelo-claro: Esta é a cor ideal da urina; Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação.

Se a urina estiver muito escura e altamente concentrada, pode parecer espumosa. Isso ocorre porque uma pessoa não está bebendo bastante líquidos claros, como água, para diluir as outras substâncias na urina.

edemas pelo corpo (principalmente, inchaço nas pernas, tornozelos, pés, mãos e/ou ao redor dos olhos); palidez, decorrente da anemia, provocada pela queda na produção de hemácias; hipertensão arterial (pressão alta);

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

Alguns dos medicamentos são nefrotóxicos por natureza e devem ser evitados em doentes renais crônicos. São eles: Aminoglicosídeos: Gentamicina, Amicacina, Estreptomicina, Tobramicina e Neomicina. Anfotericina B.