Quais são os sintomas de desgaste no joelho?

Perguntado por: uassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os sintomas mais comuns do desgaste de cartilagem no joelho incluem:

  • Dor.
  • Inchaço no joelho.
  • Crepitação (sensação de fricção ou atrito)
  • Estalidos, cliques, barulho no joelho.
  • Travamento.
  • Impressão de objeto solto dentro do joelho.
  • Restrição da mobilidade e rigidez.
  • Diminuição da força do joelho.

Cartilagem do joelho gasta: veja essas dicas para reduzir a dor

  1. Pratique atividade física.
  2. Faça compressa de água quente ou fria.
  3. Use calçados adequados.
  4. Procure tratamento médico.
  5. Faça fisioterapia.

Os medicamentos anti-inflamatórios mais comuns para dor no joelho são: diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, piroxicam, meloxicam, tenoxicam, naproxeno, aceclofenaco, trometadol, etodolaco, indometacina, rofecoxib, parecoxib, celecoxibe, etoricoxibe, ácido tranexâmico, ácido mefenâmico, flurbiprofeno, ...

O desgaste da cartilagem do joelho não tem ainda cura conhecida. Mas, mesmo sendo incurável, existem vários tratamentos que podem diminuir a dor e evitar a progressão da doença. Um dos tratamentos mais usados na atualidade é a aplicação de ácido hialurônico no espaço intra-articular.

Caminhar longas distâncias pode exacerbar as dores de pessoas com artrite grave, ele disse. Mas, para quem tem artrose mais leve, "é uma das melhores formas de exercício que você pode praticar". Ele recomenda que as pessoas comecem com caminhadas pequenas e aumentem a distância percorrida gradualmente.

A dor no joelho quase sempre é o sintoma de uma lesão. Se depois de três dias o desconforto persistir, um médico ortopedista deve ser consultado.

Sempre! Pacientes com artrose de joelho com comprometimento progressivo da independência das atividades de vida diária, dor e falha do tratamento conservador devem ser indicados para a realização do tratamento cirúrgico.

Sim. Uma pessoa que sofre de gonartrose pode aposentar por invalidez, desde que seja comprovado a incapacidade permanente para o trabalho.

Quem tem artrose e artrose pode fazer academia? Sim. Embora possa parecer o contrário, o levantamento de peso é realmente saudável para aqueles diagnosticados com osteoartrite porque músculos fortes sustentam as articulações. Também pode reduzir a rigidez, aumentar a força óssea e manter um peso saudável.

Estudos mostraram que algumas substâncias presentes nos alimentos podem ajudar na prevenção e no tratamento da artrose nos joelhos. Vou falar sobre as dez que foram mais bem estudadas: vitamina C, vitamina D, betacaroteno, ômega 3, chá verde, resveratrol, curcumina, MSM, bromelina e selênio.

Qual o remédio caseiro para desinchar o joelho?

  • Massagem: Uma massagem suave ao redor do joelho pode ajudar a melhorar a circulação e reduzir o inchaço.
  • Chá de gengibre: Beber chá de gengibre pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Como saber se a dor no joelho é grave? A dor no joelho é grave quando além de dor constante, em questão de horas, há também inchaço e vermelhidão na região afetada, podendo indicar que há alguma lesão ou até mesmo trauma.

Um dos aminoácidos mais importantes para a rápida reconstituição da cartilagem é a lisina, que se encarrega de absorver o cálcio e produzir colágeno para construir novamente o tecido danificado, além de melhorar o aspecto da pele e o fortalecimento dos tendões.

O colágeno do tipo II é, portanto, o colágeno predominante na cartilagem dos nossos joelhos. Ele é produzido pelos condrócitos para a formação da matriz condral da cartilagem hialina.

Dor da osteoartrite pode atrapalhar o uso da escada
Com isso, a dificuldade em flexionar o joelho atrapalha ao subir a escada e a falta de força que geralmente acompanha a doença diminui a estabilidade necessária para descer as escadas”, afirma o ortopedista e especialista em Medicina do Esporte Luiz Fernando Medeiros.

A artrose, ou comumente chamada como desgaste do joelho, é uma doença multifatorial. Pode ocorrer por diversos motivos e engloba fatores mecânicos, alterações no alinhamento das pernas (pernas tortas) e alterações inflamatórias que fazem com que tenhamos pioras agudas da dor, com inchaço e inflamação no joelho.