Quais são os sintomas de cegueira noturna?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Os principais sintomas da cegueira noturna são:

  • Quando a pessoa apresenta dificuldade de enxergar em locais pouco iluminados (como túneis, por exemplo);
  • Dificuldade de dirigir durante à noite e ao pôr do sol;
  • Dificuldade em reconhecer o rosto das pessoas em locais de pouca iluminação.

Perda do campo de visão (deixar de ver em algum dos cantos do olho ou sentir que há uma parte “preta” ou embaçada na sua visão) Distorção das formas. Dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz.

Trabalhe a visão noturna
Para estimular as células que melhoram a visibilidade em ambientes noturnos, tente tomar banho à noite com a luz desligada. Além disso, procure dormir no escuro, bloqueando qualquer entrada na luz no ambiente de descanso.

Como se prevenir da cegueira noturna

  1. Ingerir mais vitamina A na alimentação.
  2. Agendar exames médicos regulares – assim você descobre no início qualquer problema nos olhos.
  3. Usar óculos de sol ao ar livre.
  4. Fazer exercícios regularmente.

A vitamina A (retinol) é necessária para o funcionamento das células nervosas (fotorreceptores) sensíveis à luz na retina do olho e, com isso, preservar a visão noturna.

Numa perspetiva legal, a cegueira existe quando o melhor olho tem uma acuidade visual inferior a 1/10 e/ou o campo visual é inferior a 10º. Com o aumento da esperança de vida, verifica-se uma tendência para um aumento do número de pessoas cegas. Estima-se que em 2020 existam 75 milhões em todo o mundo.

A visão noturna é a capacidade de enxergar contornos iluminados com baixa intensidade luminosa. Assim, para ter essa capacidade, ainda é necessário um pouco de luz. Afinal, é impossível enxergar na completa escuridão!

Existem basicamente 3 tipos de visão noturna, cada uma com vantagens e desvantagens. O primeiro e mais antigo usa iluminação infravermelha simples, com uma faixa pequena do espectro, e como a frequência é baixa, a resolução fica prejudicada, as imagens são sempre borradas, sem definição.

A visão e o estresse
O estresse, por sua vez, é capaz de provocar espasmos em qualquer musculatura do corpo. Quando submetido a tensão do cotidiano, a musculatura presente no olho pode falhar e desencadear sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança do grau).

Conheça as cinco principais causas da cegueira:

  • Glaucoma. A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, o que leva a danos no nervo óptico. ...
  • Degeneração macular. ...
  • Catarata. ...
  • Retinopatia diabética. ...
  • Descolamento de retina.

chá verde

O chá verde é um dos melhores chás que trazem benefícios à nossa visão. Isso porque, eles possuem flavonoides, que ajudam a prevenir algumas doenças, como o glaucoma e outras relacionadas ao estresse oxidativo.

Se a pessoa está num ambiente com pouca ou nenhuma luz, as pupilas ficam maiores (dilatam) para que mais luz entre no olho . Essa luz é então recebida pela retina , que abriga as células cones e bastonetes. Os cones ajudam a pessoa a ver as cores. Os bastonetes ajudam a ver no escuro.

Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, uma vez que, em excesso, ela também é prejudicial ao organismo. Sintomas: – um dos epitélios severamente afetados é o do revestimento ocular, levando à xeroftalmia (nome dado aos diversos sinais e sintomas oculares da hipovitaminose A).

Os principais sinais e sintomas da falta de vitaminas

  • Cansaço e fraqueza muscular. Um dos principais sinais desse problema é o cansaço e também a fraqueza muscular. ...
  • Anemia. ...
  • Problemas de visão. ...
  • Depressão e ansiedade.

O primeiro sintoma da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, isto é, a dificuldade de enxergar bem na penumbra. Outros sintomas são alterações na pele, dificuldade de cicatrização e perda do paladar. O agravamento do quadro pode reverter em prejuízo parcial ou total da visão.

As principais causas de cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Já entre as crianças, os maiores causadores da perda de visão são: infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.

Visão duplicada, manchas e regiões escurecidas podem indicar problemas na sua visão. Caso você tenha sido acometida por algum desses sintomas, procure o profissional especializado o mais breve possível. Problemas mais sérios como descolamento de retina, degeneração macular e glaucoma podem relacionados a tais sintomas.

Uveíte: a doença pouco conhecida que pode provocar a perda da visão.

Nesse sentido, os óculos de visão noturna tradicionais utilizam mais a imagem optoeletrônica. Ou seja, basicamente, ele funciona detectando pequenas quantidades de luz infravermelha e amplificando eletricamente essa luz em uma imagem verde brilhante.

A dificuldade de enxergar durante a noite ou em ambientes com pouca luminosidade pode indicar um problema na visão chamado nictalopia, também conhecida como cegueira noturna que, embora tenha esse nome, não significa ausência de visão, mas dificuldades para ver e/ou dirigir à noite.