Quais são os sintomas de candidíase no homem?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Sintomas da candidíase no homem:

  • formação de pequenas pápulas (bolhas) na região genital.
  • vermelhidão.
  • coceira ao redor da glande (a chamada “cabeça” do pênis)
  • edema leve (inchaço)
  • placas brancas.
  • dificuldade e/ou dor ao urinar.
  • ardência após a relação sexual.
  • presença de secreção e odor desagradável.

Assim, aqui trazemos duas enfermidades comuns e que podem ser confundidas: a herpes genital e a candidíase.

Tratamento para candidíase masculina: qual é a melhor opção? O médico pode prescrever o uso de pomadas ou cremes antifúngicos (Clotrimazol, Nistatina ou Miconazol).

Utilize sabonetes íntimos neutros; Opte por roupas íntimas de algodão; Use medicamentos antifúngicos indicado pelo ginecologista.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Quantos dias cura candidíase masculina? Se a sua candidíase no pênis é tratada precocemente e responde bem à medicação antifúngica, ela pode desaparecer dentro de uma semana. Se você é sexualmente ativo, sua parceira ou parceiro também deve receber o tratamento para candidíase para evitar a reinfecção.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

Nas mulheres, os sintomas são dor, coceira, ardência, inchaço e vermelhidão na vulva, associados a dor para urinar e durante a relação sexual e, principalmente, corrimento esbranquiçado tipo leite talhado. O primeiro passo para o tratamento é determinar as causas, combatê-las e evitar recidivas.

“Os principais sintomas da candidíase são: prurido e ardência vaginal, queimação ao urinar, dor durante as relações sexuais (penetração) e presença de corrimento esbranquiçado e grumoso, sem odor”, informa a ginecologista Fernanda Torras.

No homem adulto, na maioria das vezes, a candidíase não é adquirida por meio do contato com outras pessoas. Na verdade, sua ocorrência tem relação direta com a imunidade individual. Assim, a doença se manifesta porque o organismo não consegue controlar, adequadamente, a proliferação da população de Candida.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Os banhos de assento são ótimas alternativas para tratar a candidíase que afeta pênis e vagina. O método dilata os vasos e relaxa o tecido, diminuindo a ardência e a coceira.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.

O fluconazol (150mg, dose única oral) é tão efetivo quanto o clotrimazol (200mg, intravaginal, por 3 dias) para o tratamento de candidíase vaginal, segundo estudo randomizado que envolveu 369 mulheres. Após 16 dias a taxa de cura clínica foi de 99% e 97% e de cura microbiológica de 85% e 81%, respectivamente.

Vegetais e frutas ricos em amido e açúcar:
Convém evitar abacaxi, manga e banana. Entre os vegetais mais indicados podemos citar brócolis, abobrinha, alface e berinjela. Por outro lado, batatas em geral, abóbora e beterraba devem ser evitados.