Quais são os sintomas de candidíase em homens?

Perguntado por: ialbuquerque8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Sintomas da candidíase no homem:

  • formação de pequenas pápulas (bolhas) na região genital.
  • vermelhidão.
  • coceira ao redor da glande (a chamada “cabeça” do pênis)
  • edema leve (inchaço)
  • placas brancas.
  • dificuldade e/ou dor ao urinar.
  • ardência após a relação sexual.
  • presença de secreção e odor desagradável.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Bicarbonato de sódio contra qualquer tipo de candidíase
O bicarbonato de sódio é um bom remédio caseiro tanto para infecções bucais quanto para vaginais e penianas. Em ambos os casos, a solução deve ser preparada com 50 gramas do produto e um litro de água.

A candidíase, tanto no homem quanto na mulher, pode ocorrer por diversos motivos, como:

  1. contato sexual com parceiro com infecção;
  2. baixa do sistema imune;
  3. problemas hormonais;
  4. diabetes descompensada;
  5. doenças autoimunes;
  6. uso recente de antibiótico e.
  7. estresse e ansiedade.

Os sintomas de candidíase masculina são bem marcantes e fáceis de notar. A glande, por exemplo, costuma ficar avermelhada, ressecada e, em alguns casos, até mesmo inchada. Além disso, há uma hipersensibilidade na área e coceira frequente.

Embora a maioria dos casos de candidíase vaginal sejam brandos, algumas mulheres podem desenvolver infecções graves que envolvem vermelhidão, inchaço e rachaduras na parede da vagina (parece uma assadura).

Quantos dias cura candidíase masculina? Se a sua candidíase no pênis é tratada precocemente e responde bem à medicação antifúngica, ela pode desaparecer dentro de uma semana. Se você é sexualmente ativo, sua parceira ou parceiro também deve receber o tratamento para candidíase para evitar a reinfecção.

Muitas vezes, a vaginose bacteriana é confundida com outra doença vaginal, a candidíase. Mesmo apresentando semelhanças, é importante esclarecer que são doenças diferentes.

Candidíase: quais são os principais sintomas?

  • Coceira e irritação na região genital. A irritação e coceira estão presentes na vagina e vulva por conta da presença do fungo nesses locais.
  • Pequenas fissuras. ...
  • Corrimento esbranquiçado. ...
  • Desconforto ou dor durante relações sexuais.

Arroz branco, alimentos ricos em açúcares, farinhas brancas e derivados são responsáveis por deixar o pH do organismo ácido. Procure consumir carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras.

A pomada vaginal de Tioconazol e Tinidazol serve tanto para o tratamento da candidíase, quanto para outras infecções vaginais, como tricomoníase ou gardnerella. Sua forma genérica é encontrada pelo nome Tioconazol + Tinidazol, cujas embalagens contêm 7 aplicadores vaginais.

Fluconazol para candidíase
Para candidíase vaginal ou peniana, a dose recomendada é de 150 mg em dose única. Em casos recorrentes, indica-se repetição da dose de 150 mg após 3 dias. Para candidíase oral o tratamento deve ser feito com 150 mg por dia por 7 a 14 dias.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias.

A infecção fúngica genital em homens pode ser tratada, assim como a infecção vaginal. Gino-Canesten® tem duas apresentações em creme que tratam a candidíase em homens, que não necessitam de prescrição médica, e que são adequadas para tratar tanto a glande quanto o prepúcio.

Com a avaliação de um médico, na maioria das vezes o tratamento, caso diagnosticado alguma doença, é feito com a aplicação de uma pomada antifúngica, como Miconazol ou Clotrimazol, por cerca de 7 dias.

ardência ao urinar; dor durante a relação sexual; vermelhidão na área da vagina; corrimento vaginal branco e espesso.

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual. Mas ela pode, sim, ser transmitida para o seu parceiro ou parceira através do sexo, então é importante usar sempre proteção, tá?

De acordo com o microbiologista Hyllo Baeta, o diagnóstico da candidíase é feito por meio do exame micológico direto, da cultura de fungos e, em casos específicos, através de marcadores presentes na corrente sanguínea. Esses exames são disponibilizados pelo Laboratório Lustosa.